Entrega de carteiras: OAB/DF recebe 103 novos advogados - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Entrega de carteiras: OAB/DF recebe 103 novos advogados

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) celebrou a entrada de 103 novos advogados no quadro da Ordem, em cerimônias realizadas nesta terça-feira (13/08). Durante a manhã, 51 profissionais prestaram o juramento, enquanto à tarde outros 52 se juntaram à advocacia.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou a importância das cerimônias de entrega de carteiras para a instituição. Segundo ele, a cada novo profissional que ingressa na Ordem — cerca de 4.000 por ano — são novas ideias, desafios e soluções, que enriquecem o ambiente da advocacia.

“Participem das nossas comissões, façam os nossos cursos, frequentem as nossas subseções, e usem os convênios da Caixa de Assistência, que estão à disposição de vocês. O importante é que caminhemos juntos por um bem maior, pela advocacia e pela Ordem dos Advogados do Brasil, que deve sempre ser considerada e respeitada como maior do que todos nós, individualmente ou em conjunto.”

A vice-presidente, Lenda Tariana, reforçou o compromisso da OAB/DF em proteger e fortalecer a advocacia. “A nossa profissão é de luta e exige coragem. Existem muitas violações legais e embates na profissão, e é por isso que a Ordem está aqui para defender e amparar vocês. A OAB/DF está se empenhando em ampliar o complexo de prerrogativas para garantir que vocês não enfrentem essas dificuldades sozinhos.”

Jucileia de Oliveira Roriz, oradora da turma, enalteceu o papel crucial da advocacia na sociedade e a importância da coragem e da ética, na prática da profissão. “Tenhamos em mente que a profissão que escolhemos não é um simples status para a sociedade. A advocacia é feita de coragem. Ouvimos repetidas vezes que a advocacia não é uma profissão para covardes, como nos revela a clássica frase de Sobral Pinto, renomado advogado brasileiro e defensor dos direitos humanos: ‘Advocacia não é profissão de covardes.”

A paraninfa da turma e procuradora da Fazenda Nacional, Cláudia Aparecida de Souza Trindade, enfatizou o compromisso com a inclusão e o respeito pela diversidade como pilares da advocacia. “Em um mundo intrinsecamente diverso, a advocacia demanda um compromisso firme com a inclusão e o respeito pelas diversas perspectivas e realidades. Vocês serão responsáveis por promover os direitos de todos, independentemente de suas origens, crenças ou circunstâncias. A verdadeira justiça só pode ser alcançada quando se reconhece e se valoriza a diversidade em todas as suas formas.”

Solenidade vespertina

Durante a solenidade vespertina, Fabiana Correa da Silva Pereira, paraninfa da turma, desejou sucesso aos novos advogados, citando o pensador Adelmar Marques Marinho. “Como dizia o pensador Adelmar Marques Marinho: ‘A advocacia é a profissão dos apaixonados pelo direito.’ Saber exercê-la com dignidade e honestidade é um dever de consciência para todo advogado. Tenho certeza de que, entre nós, sairão excelentes profissionais, movidos pelos mais nobres sentimentos. Pois sabemos que, sem advocacia, não há justiça; sem justiça, não há direito.”

Misael Arruda dos Santos, também orador da turma, reforçou a importância da coragem e da inviolabilidade da advocacia. “Sabemos que nossa capacidade será colocada à prova. A sociedade vai querer saber se somos capazes de defender. Mas devemos bater no peito e afirmar: Sim, nós somos capazes. Algumas vezes, vamos nos deparar com autoridades que, erroneamente, podem tentar cercear a advocacia. Contudo, devemos lembrar que não existe hierarquia; somos todos iguais perante a lei. O advogado é inviolável em seus atos e manifestações no exercício da profissão.”

Leonardo Rabelo, presidente da Subseção de Ceilândia, foi paraninfo da solenidade da tarde e destacou que a profissão exige compromisso. “É uma vida nova e exige estar à altura das responsabilidades que a advocacia carrega. Estar inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil vai muito além de estar legalmente habilitado e socialmente reconhecido como um profissional da advocacia; significa sentir-se capacitado e preparado para exercer a mais magnífica das profissões.”

Veja as fotos da solenidade da manhã e tarde.

Jornalismo OAB/DF