“Nós que estamos aqui nos dedicamos porque gostamos de servir às pessoas, e isso é o que é ser advogado,” diz Paulo Maurício Siqueira — o Poli, em sua primeira solenidade de entrega de carteiras como presidente da OAB/DF.
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nesta terça-feira (21/01), a primeira solenidade de entrega de carteiras do ano e da nova gestão 2025–2027. A solenidade recebeu 57 novos advogados que prestaram o compromisso oficial perante a Ordem.
Na ocasião, o presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira — o Poli, comemorou a chegada dos novos advogados com uma mensagem acolhedora e de incentivo. Em sua fala, ele destacou o papel da OAB/DF como um verdadeiro ponto de apoio para os profissionais que estão iniciando sua trajetória na advocacia. “Hoje, vocês entram em uma Casa que está de portas abertas para recebê-los, com a preocupação de oferecer formação continuada, estrutura física”, afirmou Poli.
Ele também destacou que a OAB/DF está comprometida em garantir a capacitação constante dos advogados e a infraestrutura necessária para o início de sua carreira. “Não se preocupem em ter um escritório, pois temos locais preparados por todo o Distrito Federal para que possam iniciar seus trabalhos.”
Por fim, Poli concluiu sua mensagem reforçando a missão da OAB/DF em tornar o caminho dos advogados mais fácil. “Faremos tudo o que for possível para que essa Casa torne o caminho de vocês mais fácil. Essa é a nossa função. Nós que estamos aqui nos dedicamos porque gostamos de servir às pessoas, e isso é o que é ser advogado.”
A vice-presidente da OAB/DF, Roberta Queiroz, enfatizou a continuidade da jornada na advocacia. “Hoje foi apenas um ponto e vírgula na jornada de vocês. Vocês recebem hoje a carteira da OAB e, assim como desejei ao Poli, que a cadeira que ele ocupa hoje seja instrumento de edificação na vida das pessoas, desejo que essa carteira também seja um instrumento de edificação na vida de vocês e de cada pessoa que venha a necessitar de vocês.”
Após o juramento, o orador da turma, Bruno de Assis Simões, representou seus colegas ao discursar sobre a conquista e os desafios da profissão. “Este não é apenas um dia de conclusão, mas sim um marco que simboliza o início de uma nova etapa profissional, um horizonte repleto de desafios e, acima de tudo, de possibilidades de transformar a sociedade por meio do direito.”
Délio Lins e Silva Jr., ex-presidente da OAB/DF, compartilhou sua experiência e incentivou os novos advogados. “Hoje, estamos com 82 mil e tantas inscrições. A minha é 16 mil para vocês terem ideia. É muita gente, mas da mesma forma que o número aumenta, as oportunidades também aumentam para aqueles que forem atrás. Estudem, se reciclem, não esperem que o primeiro contrato ou o primeiro pagamento de honorários caia do céu. Para esses, tenham certeza, as portas vão se abrir.”
A diretora tesoureira da OAB/DF, Raquel Cândido, destacou a importância da autoconfiança e da persistência na jornada profissional e pessoal. “O que eu tenho para desejar a vocês é que continuem sonhando e realizando, e que acreditem em vocês todos os dias, porque a primeira pessoa que tem que acreditar na gente é a gente mesmo. Todo dia, quando vocês acordarem, precisam tomar uma decisão: ‘Hoje eu vou vencer!’ Levantar da cama com esse espírito de que hoje eu vou vencer. Dia após dia, construindo essa caminhada, a vitória é certa.”
Por fim, Lenda Tariana, presidente da CAADF, chamou a atenção sobre a importância da união na advocacia. “Vocês têm aqui uma nova família, uma Casa que abraça todos. Espero encontrá-los nos fóruns, delegacias e órgãos públicos. Espero que sejamos todos felizes. Curtam essa caminhada, pois a advocacia é uma jornada difícil, mas muito prazerosa.”
Ad Referendum
Na última segunda-feira (20/01), dez novos advogados participaram da cerimônia ad referendum da OAB/DF. Essa solenidade antecipa a entrega oficial da carteira, permitindo que profissionais com necessidade urgente iniciem o exercício da advocacia imediatamente.
Jornalismo OAB/DF