Nesta quarta-feira (15/05), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão do Tribunal do Júri da Subseção de Águas Claras, realizou um evento em parceria com a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Distrito Federal (Abracrim DF). O evento, intitulado “Advocacia: Profissão Coragem”, abordou os desafios enfrentados por advogados criminalistas, especialmente sob a perspectiva de gênero.
O encontro contou com a presença de Eder Fior, presidente da Comissão do Tribunal do Júri da Subseção de Águas Claras da OAB/DF, Philipe Benoni, presidente da Abracrim DF e Marília Brambila, advogada criminalista há mais de 20 anos.
Philipe Benoni destacou a necessidade de coragem na profissão. “Esse tema reflete a valentia necessária para encarar os desafios diários da nossa profissão e destaca uma dupla coragem que precisamos ter. Além de defendermos os direitos dos nossos clientes, muitas vezes também precisamos lutar pelas nossas próprias prerrogativas quando são violadas. É um trabalho que exige não só conhecimento, técnica e habilidade, mas a altivez de enfrentar o que vier pela frente, sempre com ética e compromisso com a justiça.”
Marília Brambila compartilhou sua experiência de mais de 20 anos no direito penal e sua especialização em Tribunais do Júri. Ela falou sobre os desafios que enfrentou e a importância da união da classe para superar situações de preconceito e discriminação. A advogada endossou que o evento “foi um momento único de troca de experiências, em especial para lembrar que a advocacia não é para covardes”.
O presidente da Comissão, Eder Fior, foi anfitrião do evento, destacou o sucesso do encontro. “Foi um evento extremamente exitoso, muito proveitoso e com casa cheia. Esperamos continuar promovendo eventos que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da advocacia criminal. Temos que unir a advocacia e que somente unidos venceremos os abusos e desrespeitos praticados por algumas autoridades contra nossas prerrogativas profissionais.”
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, incluindo o senador Izalci Lucas, que prestigiou a ocasião. Durante o evento, foram doados 120 vade-mécuns 2024 para os estudantes e sorteadas bolsas de estudos, incluindo uma bolsa integral para uma pós-graduação na instituição Atame e cinco bolsas de cursos na área jurídica da Universidade Unyleya.
Jornalismo OAB/DF