Evento promove acolhimento e informação para mulheres em situação de vulnerabilidade - OAB DF

Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal

Evento promove acolhimento e informação para mulheres em situação de vulnerabilidade

Com o objetivo de oferecer acolhimento, informação e suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade, a Seccional do Distrito Federal da OAB/DF, por meio da Subseção do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way, realizou o evento “Corrente do bem com mulheres que cuidam, mulheres que lutam”. A iniciativa, ocorrida no Mês da Mulher, reuniu cerca de 33 mulheres e 7 crianças, promovendo diálogo, fortalecimento e apoio. A ação foi organizada pela Comissão de Advocacia Multiportas da Subseção e pela Associação Corrente do Bem da Vargem Bonita (ACBVB).

O encontro aconteceu na sede da Associação Corrente do Bem, na comunidade de Vargem Bonita — Park Way, e contou com um café da manhã especial, palestras e rodas de conversa sobre temas essenciais para o empoderamento feminino. O objetivo do evento a conscientização sobre os direitos das mulheres, o fortalecimento de redes de apoio e o incentivo às práticas de acolhimento e mediação de conflitos.

A advocacia como agente de transformação

Patrícia Thury, presidente da Comissão de Advocacia Multiportas, reforçou que utilizar diferentes ferramentas para solucionar conflitos é essencial para promover a justiça de forma mais acessível e humanizada. “A advocacia não se limita ao ambiente dos tribunais. Eventos como este reforçam o papel do advogado como agente de transformação social, aproximando o Direito da realidade das pessoas e tornando o acesso à justiça mais humanizado.”

“O fortalecimento das mulheres passa pelo conhecimento dos seus direitos e pelo apoio de redes solidárias. Esse evento foi um exemplo de como pequenas ações podem gerar grandes impactos na vida de quem precisa. A advocacia tem um papel fundamental nesse processo, não apenas orientando juridicamente, mas também promovendo o acolhimento e a conscientização”, concluiu Patrícia

As palestrantes do evento foram: Patrícia Guimarães, especialista em família, idealizadora da rede “Elas na Advocacia” e presidente da FAJ-OAB/DF, que abordou a violência doméstica; Yeda Viana, advogada previdencialista tratou sobre previdência; Kennya Fernandes, psicanalista Clínica, que falou sobre as emoções e do posicionamento feminino em relação à família e à força interna e Patrícia Thury, presidente da Comissão de Advocacia Multiportas, que apresentou contrapontos nos debates e conduziu as palestras.

O evento contou ainda com o apoio da Comissão, representada por Anna Karla Gomes, vice-presidente; Thais Marques, secretária; e Carla Seminotti, secretária adjunta. Francis Moretti, vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way, também prestou apoio e auxiliou a viabilizar a iniciativa.

Durante o evento, foram sorteados presentes generosamente oferecidos por comerciantes locais, como O Boticário do Núcleo Bandeirante e Candangolândia. Além disso, todas as participantes receberam cestas básicas e pães artesanais da padaria Le Pain Rustique. Outro destaque do evento foi o atendimento oferecido pela Drogasil do Núcleo Bandeirante, onde farmacêuticos realizaram avaliações gratuitas as mulheres e crianças presentes.

Veja as fotos da ação:

Jornalismo OAB/DF

Deixe um comentário