Fashion Law fala dos desafios e oportunidades da moda no meio jurídico - OAB DF

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DÉLIO LINS

Fashion Law fala dos desafios e oportunidades da moda no meio jurídico

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio de sua Comissão de Direito da Moda (CDM), realizou no último dia 20/09 o “1º Congresso de Fashion Law do Centro Oeste – Inovação e Tecnologia no Fashion Law”. O evento aconteceu das 9h até as 19h e discutiu os desafios e as oportunidades da moda e do mercado da moda no meio jurídico, principalmente para a advocacia. “Desde que criamos nossa comissão em 2019 estamos discutindo esse assunto que é tão atual e tão novo. O Direito da Moda é uma área mercadológica muito atrativa e com muitas oportunidades para a advocacia”, afirmou a presidente da CDM, Bruna Kopp.

O Direito da Moda engloba várias áreas já existentes, como o Direito Civil, Direito Empresarial, Propriedade Intelectual, Direito Trabalhista, Direito Tributário e aplica esses conhecimentos de forma específica ao ramo fashion. “Debatemos dois temas muito importantes: a inovação e tecnologia e seus impactos jurídicos; e, também, temas relacionados à sustentabilidade no mundo da moda. Discutimos os impactos de mercados como o de digital influencers, como as marcas podem se proteger em ambientes novos como o metaverso e a propriedade industrial e intelectual, sempre pelo viés da proteção jurídica”, explicou Bruna.

Para a palestrante, a jornalista e especialista em moda Karla Beatriz, que falou de sustentabilidade, este é um assunto muito discutido e pouco compreendido tanto no meio da moda como nos meios jurídicos. “É importante ressaltar que sustentabilidade não se resume em limitar o gasto de água no ciclo de produção ou consumir roupas em brechós. Isso é apenas o que pode ser observado na superfície. O fato é que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, e isso se dá exatamente pelo modelo socialmente construído, em que ainda se valoriza a velocidade na produção, consumo e descarte. Para uma mudança efetiva que reduza os impactos ambientais, a estrutura precisa ser repensada desde o início da cadeia, imprimindo uma nova mentalidade nas marcas”, esclareceu Karla.

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Comunicação OAB/DF
Fotos Roberto Rodrigues