Brasília, 26/05/2011 – A solenidade dos 51 anos da OAB/DF também foi marcada pela homenagem a representantes dos três poderes da República. Entre os agraciados estão o Senador Demóstenes Torres, que foi procurador geral do Ministério Público de Goiás, os ministros do STF, Gilmar Mendes e Antônio Dias Toffoli, ambos ex-ocupantes do cargo de Advogado Geral da União.
O atual AGU, ministro Luís Inácio Adams, após a condecoração atribuiu o reconhecimento a toda a advocacia pública. “Do ponto de vista da minha instituição, é uma homenagem a ela e ao papel que tem cumprido. É com grande honra que a recebo”. Adams ressaltou o papel histórico da OAB nestes 51 anos. “Digo que, no âmbito da OAB/DF, o advogado público sempre foi tratado com a mesma importância, com a mesma qualidade que aqueles que atuam na área privada. A Seccional, a partir desta grande unidade da advocacia, tem papéis fundamentais até em discussões federais, como no pedido de intervenção no DF. Com esta atuação tem feito uma grande diferença e exercido grande significância
para a sociedade do DF”.
Outra homenageada, que contribuiu fortemente para a criação e o fortalecimento da advocacia pública, foi a procuradora Nicóla Barbosa de Azevedo da Motta, secretária-geral da Associação Nacional dos Membros da Advocacia Geral da União (Anajur). Segundo ela, “a OAB vem crescendo cada vez mais, e temos agora à frente da entidade um grande advogado, Francisco Caputo. Um rapaz brilhante, que realmente está desempenhando seu papel com muita garra. A Ordem só tem a crescer com ele, cada vez mais”.
A ministra do TST, Delaíde Alves Miranda Arantes, foi advogada durante 30 anos. Para ela, esses 51 anos são muito significativos. Disse que se sentiu honrada em receber essa homenagem e com uma responsabilidade muito grande como homenageada. “Tenho uma estima e uma admiração enorme pelo papel da OAB na sociedade, pelo papel da OAB na consolidação da democracia, na sociedade civil, na defesa da categoria. Sempre acompanhei de perto a OAB/DF e sei do reconhecimento de seu papel para os advogados e para a sociedade”.
A também ministra do TST, Maria Cristina Peduzzi, lembra que depois de atuar como advogada 27 anos conquistou uma vaga no Tribunal pelo Quinto Constitucional da advocacia. “Imagina que a minha inscrição é de numero 1943, me inscrevi em 1975. Hoje a OAB congrega mais de 30 mil advogados. Isso mostra a importância da Ordem regulando o exercício profissional, selecionando pelo Exame de Ordem aqueles habilitados a exercer a advocacia. É uma atividade da maior importância para a sociedade. A OAB/DF está de parabéns. Ao seu presidente, o nosso jovem e talentoso Francisco Caputo, parabéns também e muito obrigada pela homenagem”.
Reportagem – Demétrius Crispim e Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF