IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF encerra com recorde de inscritos
O IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF encerrou nesta quarta-feira (22/09) batendo recordes das suas edições passadas. O Congresso contou com mais de 6.000 visualizações nos painéis disponíveis no canal da OAB/DF no Youtube.
Com um número de 2.900 inscritos, o IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF bateu o recorde de inscrições de todas as edições do Congresso. O evento contou com a visualização de pessoas nos mais diversos locais do Brasil, como Distrito Federal, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.
O Congresso buscou abordar temas de diferentes esferas da gestão jurídica em seus três dias de evento.
Utilizando o marketing a favor da sua advocacia
O segundo dia de Congresso começou com o painel “Marketing e Estratégia Jurídica para a Advocacia” que tratou de temas vigentes, como o novo Código de Ética e Provimento de Marketing Jurídico, trazendo para a discussão os impactos e repercussões que essas alterações podem trazer para a advocacia, além de trazer um debate sobre um tema pouco discutido na advocacia que é o planejamento sucessório.
O painel contou com a presença do especialista em marketing jurídico, Alexandre Motta, da advogada e especialista em marketing jurídico, Juliana Pacheco, e da advogada e consultora sobre gestão legal, Lara Selem.
Os palestrantes do painel discorreram sobre o Provimento 205/2021, que entrou em vigor em agosto deste ano, que tinha como objetivo reformar o provimento 94/2000, que já era considerado um provimento desatualizado para a atual forma de atuação da advocacia. Ao longo do painel foram dadas dicas de como utilizar estratégias de Marketing para a captação de clientes, utilizando ferramentas disponibilizadas agora nas regras do novo provimento.
A especialista em marketing jurídico, Juliana Pacheco, explicou como os advogados que não se adequarem às novas regras estabelecidas no provimento podem acabar ficando desatualizados no mercado jurídico. “Esse é o momento de correr atrás e compreender que o marketing precisa estar atrelado ao seu planejamento estratégico, e entender quais são os resultados que você pode obter com cada uma das ações de marketing. E quem ficar sem fazer isso provavelmente vai ficar para trás”, concluiu a palestrante.
Confira aqui a íntegra do painel:“Marketing e Estratégia Jurídica para a Advocacia” no canal da OAB/DF no Youtube.
Dicas e táticas de uma boa gestão financeira
Fechando o segundo dia de Congresso, o tema abordado no painel foi “Gestão Financeira para Geração de Eficiência e Resultados” e contou com a palestra do gestor e economista, Mário Esequiel, da professora e consultora em gestão financeira, Beatriz Machnick e do administrador e especialista em finanças para escritórios de advocacia, Renato Nakagawa.
Os palestrantes apresentaram suas visões pessoais sobre as temáticas referentes à gestão financeira, levantando temas importantes para a advocacia como precificação, honorários, orçamentos e ferramentas utilizadas para gerir e organizar a advocacia. Ainda foi mostrado como as relações entre clientes e advogados podem ser muito importantes para elevar o valor do serviço prestado.
Trazendo dicas de como precificar os honorários de um advogado e táticas de negociação, a consultora em gestão financeira, Beatriz Machnick, explicou a importância do advogado trabalhar seus relacionamentos de forma empática, para melhorar suas negociações, considerando a afirmativa do especialista: “O cliente não contrata o seu serviço, não contrata seu escritório. O cliente contrata você”.
O painel foi finalizado com uma oficina prática para que os advogados pudessem compreender os Indicadores-Chave de Performance (KPI).
Confira aqui a íntegra do painel: “Gestão Financeira para Geração de Eficiência e Resultados”, no canal da OAB/DF no Youtube.
Estratégias para implementação de serviços jurídicos
O painel que iniciou o último dia de congresso teve como tema “Gestão de Serviços Jurídicos para Advocacia e Departamento Jurídico”. O painel contou com a presença da advogada especialista em gestão e presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF, Érika Siqueira; da advogada corporativa, Laila Khoury; do diretor de gestão estratégica da AGU, Caio Castelliano; da gestora jurídica, Amanda Lopes; da advogada e consultora em gestão para escritórios de advocacia, Carmélia Alves, e do advogado e presidente da Comissão de Compliance da OAB/DF, Inácio Alencastro.
O painel trouxe estratégias para implementar os serviços jurídicos, para esclarecer essas técnicas o Congresso contou com advogados especializados na advocacia pública, que desenvolveram sobre departamentos jurídicos terceirizados, e controladoria jurídica. E fechando o painel foi abordada a importância do Compliance, que são as normas e as regras que ajudam a exercer a advocacia com ética, organização e gestão.
Na palestra da presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF, Érika Siqueira, foram fornecidas dicas de como implementar um software de gestão jurídica. “A grande dica que eu deixo para vocês é que eu percebo que 90% dos sócios e executores passam por cima dos processos de trabalho porque falta paciência nos processo de implementações. Então, com muita paciência na trajetória é possível implementar o melhor software para vocês, porque a metodologia de implementação deve ser diferente para cada escritório. Então, com todas as premissas você consegue implementar qualquer software em qualquer escritório”, concluiu.
Confira aqui a íntegra do painel: “Gestão de Serviços Jurídicos para Advocacia e Departamento Jurídico” no canal da OAB/DF no Youtube.
Startups/Lawtchs e LGPD: As novidades do mercado jurídico
Dando sequência ao último dia último dia, o Congresso contou com o painel “Tecnologia, Startups/Lawtchs e Proteção de Dados” que teve a participação da advogada e Startup Legal Advisor, Anna Luiza Guerzet; do empreendedor e especialista em tecnologia da informação (TI), Edison Fernandes; do pós-doutor em legal informatics, Ricardo Fernandes; e do advogado e gerente jurídico, Gustavo Rocha.
O painel trouxe algumas das temáticas que vêm sendo muito discutidas atualmente no âmbito jurídico, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a necessidade dos escritórios de advocacia se adequarem às normas estabelecidas pela lei para se proteger e proteger os seus clientes, Lawtchs e Startups, e como esses temas vêm modificando o mercado jurídico.
O especialista em TI, Edison Fernandes, trouxe para o Congresso uma oficina prática onde ele explicou a jornada de adequação da LGPD na advocacia. Edison levantou alguns pontos do porque a advocacia será melhor quando se adequar às novas normas estabelecidas pela LGPD. “A primeira justificativa é se prevenir de multas. Temos também a questão de não perder clientes, porque uma vez que você não está em linha com uma norma você começa a perder a credibilidade. Ao se adequar a LGPD, você evita publicidade negativa e protege os dados dos seus clientes de serem vazados.”
Confira aqui a íntegra do painel: “Tecnologia, Startups/Lawtchs e Proteção de Dados” no canal da OAB/DF no Youtube.
Formas de inovar no mercado jurídico
O painel “Inovação na Advocacia” finalizou o último dia do IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF. O último painel do evento contou com a presença da advogada e designer, Ana Paula Holz, do administrador e consultor em gestão de escritórios de advocacia, Sílvio Barreto, e do advogado e especialista no uso de técnicas de ciência de dados, Alexandre Zavaglia.
O painel apresentou novas tendências do mercado jurídico, como o Legal Design e Visual Law. Ainda foi exposto nas palestras caminhos para desenvolver uma cultura de inovação na advocacia, além de mostrar as novas áreas de atuação e os impactos da tecnologia na advocacia.
Na palestra sobre Legal Design e Visual Law, a palestrante Ana Paula Holtz mostrou o papel do design no mercado jurídico. No seu discurso a designer explicou o que é o Visual Law, e quais suas funções, que segundo Ana Paula “é passar uma informação clara, com foco no usuário e no formato adequado ao contexto de uso”.
Ana Paula ainda deu dicas do que evitar quando o profissional busca fazer um Visual Law de qualidade. “Evite elementos visuais sem critérios, ostentação e modismos, e o maior dos erros é utilizar uma linguagem difícil e rebuscada”, encerrou.
Confira aqui a íntegra do painel: “Inovação na Advocacia” no canal da OAB/DF no Youtube.
Confira aqui também a matéria sobre o primeiro dia do IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF
Texto por André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF