“Lealdade e Gratidão”: Délio destaca valores da advocacia na última cerimônia de entrega de carteiras de sua segunda gestão - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

“Lealdade e Gratidão”: Délio destaca valores da advocacia na última cerimônia de entrega de carteiras de sua segunda gestão

Cerimônia da tarde: Mesa de honra e compromissandos

O presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., conduziu, nesta quarta-feira (18/12), as duas últimas solenidades de entrega de carteiras da Ordem de sua segunda gestão. Receberam 95 novos advogados e advogadas, no total, e marcaram o encerramento das cerimônias da Seccional no ano. Ambos os eventos foram cercados de emoções e falas de agradecimentos a Délio, que será conselheiro federal no próximo Triênio (2025-2027)

Em seus pronunciamentos, Délio enfatizou valores fundamentais da advocacia: lealdade e gratidão. “A realidade pertence àqueles que sempre estiveram ao lado de vocês, que abriram portas, que fizeram muito por vocês e, muitas vezes, são esquecidos. Não sejam daqueles que esquecem. Sejam daqueles que lembram quem arrumou o primeiro estágio, o primeiro emprego, quem ensinou e apoiou vocês. A gratidão é um pilar essencial na vida de qualquer pessoa”, afirmou o presidente.

Ele expressou sua gratidão pelas equipes que o acompanharam ao longo de seis anos de mandato, ressaltando o trabalho incansável em defesa da advocacia e da democracia. “São pessoas que estiveram ao nosso lado, trabalhando para garantir os direitos da classe e da sociedade. Foram duas gestões desafiadoras, especialmente em momentos históricos, como o 8 de janeiro, mas mantivemos a OAB/DF forte, independente e fiel à sua missão constitucional”, disse.

Délio falou sobre a importância da humildade e da conduta ética na advocacia, lembrando que a profissão exige responsabilidade e compromisso com a sociedade. “Construir um nome na advocacia leva tempo e esforço, mas uma atitude imprudente pode arruinar rapidamente. Tenham serenidade para escolher os caminhos certos e lembrem-se: a advocacia é um privilégio e uma responsabilidade”, concluiu.

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, que será a próxima presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), compartilhou sua trajetória de superação. “Há 11 anos, eu vendia mexericas no semáforo para pagar a faculdade de Direito. Hoje, estou aqui como vice-presidente da OAB/DF. Isso só foi possível porque pessoas acreditaram em mim e me apoiaram. Agradeçam àqueles que fizeram parte da sua caminhada.”

Lenda recordou momentos marcantes de sua gestão, como sua presença em cerimônias de entrega de carteiras enquanto amamentava sua filha, Maya. “A maternidade não nos diminui como profissionais. Somos fortes e capazes. Esses exemplos mostram que podemos transformar a sociedade com gestos de inclusão e humanidade.” Ela agradeceu todo apoio que recebeu para exercer suas funções na casa, trazendo sua filha e abrindo assim novos horizontes para mães advogadas.

Compromissandos da tarde no juramento à Ordem

O orador da tarde, Gustavo Fernando Jonas Santos, pontuou a importância das pessoas que contribuíram para a conquista de todos ali, incluindo professores, familiares e amigos. “Hoje celebramos muito mais que o ingresso oficial na advocacia. Celebramos anos de estudo, dedicação e superação. Ser advogado é mais do que exercer uma profissão; é assumir uma responsabilidade perante a sociedade, com compromisso ético e justiça.”

Gustavo Fernando Jonas Santos, orador da cerimônia da tarde

O paraninfo da tarde, o advogado Délio Lins e Silva, pai do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., reforçou a relevância da advocacia para a democracia e destacou o papel transformador da profissão. “Gostaria de lembrar a cada um de vocês que, a partir de hoje, são advogados e advogadas. É uma posição que carrega grandes responsabilidades, não apenas perante a justiça, mas também perante a sociedade. Nosso papel é reafirmar os ideais de uma sociedade mais justa e democrática.”

Délio Lins e Silva, paraninfo da tarde

Délio fez questão de enaltecer o apoio das famílias presentes e convidou os novos profissionais a participarem das comissões da OAB/DF. “Temos mais de 130 comissões temáticas. Com certeza, há uma que se encaixa no perfil de cada um de vocês. Participar é uma forma de contribuir para o fortalecimento da nossa classe e de crescer profissionalmente.”

Cerimônia da manhã

Mesa de honra e compromissandos
Orador da manhã, Felipe Lima

A cerimônia da manhã teve como orador da turma Felipe Lima, que ressaltou a importância da advocacia como profissão essencial para a sociedade e para a democracia. Citando o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakai, ele destacou que “temos o DNA da liberdade em nosso sangue. A advocacia é a profissão que, por essência, fiscaliza o Estado sem fazer parte dele, sendo a guardiã das garantias individuais e coletivas”.

Paraninfo da sessão da manhã, conselheiro federal Kiko Caputo

Em sequência, o paraninfo da sessão da manhã, conselheiro federal Francisco Queiroz Caputo Neto, Kiko Caputo, exaltou a advocacia como uma profissão única e essencial para a sociedade brasileira. “Nenhuma outra profissão tem o compromisso legal de defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito, os direitos humanos e a justiça social. Somos uma entidade libertária e transformadora, sempre na vanguarda da sociedade, defendendo os interesses coletivos e individuais com ética e coragem.”

Palavras da diretoria

Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF e presidente eleito para o triênio 2025-2027, reafirmou o papel dos novos advogados. “Hoje, meus colegas advogados e advogadas são convidados a fazer parte deste verdadeiro exército, que, com todo respeito às demais profissões — e tenho certeza de que aqui no auditório há colegas de várias outras áreas —, é a mais bonita de todas. Vocês estão preparados, são fortes, competentes, e tenho certeza de que o sucesso vai bater à porta de vocês. O sucesso é único para cada um, mas vocês estarão sempre muito bem representados nesta casa, que agora passa a ser de vocês.”

Ele também destacou a responsabilidade da atual gestão em dar continuidade ao legado de sucesso da OAB/DF, visando uma advocacia ainda mais fortalecida e respeitada. “O desafio é grande, mas estamos preparados. Com união e dedicação, continuaremos elevando o nome da Ordem e garantindo o respeito à cidadania de cada habitante do nosso Distrito Federal.”

Raquel Cândido, diretora de Comunicação da OAB/DF, fez homenagens a Kiko Caputo e Délio Lins e Silva Jr., durante a cerimônia da manhã. Ela destacou valores que aprendeu na vida e que trouxe de casa: “dever de honra e lei de hierarquia”. “Posso dizer com muita tranquilidade que, se hoje estou aqui, se tive a honra de ser conselheira federal, de ser diretora e de servir nas comissões, isso só foi possível porque Kiko Caputo, lá atrás (quando presidente da OAB/DF), começou a idealizar essa OAB que hoje todos nós, irmanados, construímos juntos.” Prosseguiu agradecendo a oportunidade para mais mulheres ingressarem no Sistema OAB/DF. Ao presidente Délio Lins e Silva Jr., agradeceu, destacando: “sonhar e realizar sob a sua liderança é uma das maiores honras da minha vida!”.

Márcio Souza, secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) celebrou 15 anos de dedicação à advocacia do Distrito Federal. “Hoje entrego o serviço prestado nesta Seccional do Distrito Federal, após 15 anos de trabalho efetivo. Foram 15 anos buscando, junto com vocês, a participação e contribuição de cada um, porque a única referência que levamos para casa é o dever cumprido”, assinalou.

Encerramento da cerimônia da manhã

Veja o álbum de fotos da manhã aqui.

Confira aqui as fotos da cerimônia da tarde.

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF

Deixe um comentário