Medidas antirracistas: OAB/DF dialoga com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Medidas antirracistas: OAB/DF dialoga com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Na última sexta-feira (10/03), o tema ‘medidas antirracistas’ foi pauta da reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos com representantes do órgão e da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O objetivo do encontro foi compartilhar as medidas que já estão sendo discutidas internamente e conhecer as propostas do Ministério, no âmbito da Administração Pública Federal, para que casos de discriminação e racismo não se repitam em órgãos públicos.

Participaram do encontro representando a OAB/DF o presidente Délio Lins e Silva Jr.; a diretora de Igualdade Racial e Social, Lívia Caldas; o conselheiro Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo; a conselheira Maria Victória Hernandez e o conselheiro Sidney Neves.

Para o presidente da OAB/DF, conversar sobre o assunto e colocar em prática ações antirracistas efetivas é algo imprescindível. “Já não podemos mais tolerar o racismo e quaisquer outras ações discriminatórias. É importante compreender que estamos falando de algo estrutural e que precisa mudar. A reunião foi muito proveitosa e acreditamos que estamos no caminho certo, do diálogo, da união e da conscientização.”

Lívia Caldas destacou a receptividade dos representantes do Ministério do Planejamento e adiantou que a ideia é, entre outras medidas, promover ações para orientar vigilantes e terceirizados que fazem o atendimento ao público com relação à diversidade e ao tratamento antidiscriminatório. “Fomos convidados pelo Ministério para tratar desses assuntos em conjunto, e há muitas ações a serem tomadas. Eles estão estudando um pacote de medidas antirracistas e consideraram as nossas propostas convergentes com o que estão tentando implementar. Assim, discutimos alguns projetos que já podem ser adotados de imediato.”


Comunicação OAB/DF – Jornalismo