O presidente da Subseção de Brazlândia, Françoar Dutra, oficiou a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) seu afastamento. A gestão passa a ser exercida pela vice-presidente Késia Machado Gusmão.
Esclarecimentos
Françoar Dutra assinala que fará sua defesa em processo instaurado pela OAB/DF para apurar fatos acerca do episódio ocorrido em jogo de futebol realizado no Clube da OAB/DF em 22/10/2022.
Veja aqui nota anterior da OAB/DF
Veja aqui a manifestação do Clube da Advocacia
Leia, também, a seguir, manifestação da CONIB e da ACIB.
A pedido da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB), foi realizada, na manhã do dia 31 de outubro de 2022, reunião aberta a público para esclarecimento dos fatos ocorridos durante partida de futebol havida no Clube dos Advogados, no dia 25 deste mês, e noticiados na imprensa nacional.
Estiveram presentes à reunião, além do Presidente desta seccional, Dr. Délio Lins e Silva, a Presidente e o vice-Presidente da ACIB – Dra. Tamara Socolik e Dr. David Pitel -, a representante da CONIB, Dra. Clarita Maia, e o Dr. Françoar Dutra.
A CONIB e a ACIB ressaltaram a necessidade de aprofundamento das investigações para esclarecimento da veracidade das alegações e de serenidade no discernimento da dinâmica dos fatos. Exortaram à OAB a importância de conferir ao procedimento disciplinar a maior brevidade possível e comunicaram a intenção de, por ora, não representar contra o advogado, por compreender que, pelo sumulado, o suposto gesto não teve conotação antissemita.
No esteio do seu firme compromisso com a promoção da cultura da tolerância e da paz e com seu dever estatutário de defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado democrático de direito e dos direitos humanos, a OABDF sugeriu à CONIB e à ACIB entrarem, conjuntamente, em tratativas preliminares com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (DECRIN) para a promoção de curso de capacitação para as autoridades policiais e os operadores do Direito sobre a identificação da moderna simbologia e dos atuais discursos antissemitas e islamofóbicos e a conscientização sobre a gravidade dessas simbologias.
Postado por Comunicação OAB/DF