1.212 candidatos realizam a 2ª fase do Exame de Ordem

Brasília, 22/08/2011 – A OAB realizou a 2ª fase do IV Exame de Ordem Unificado, no domingo (21/08), na Universidade Paulista (Unip). O exame elaborado pela Fundação Getúlio Vargas teve início às 14h e foi composto de uma peça profissional e de cinco questões sob a forma de situações-problema.

Antes da prova, Otávio Costa, 70 anos, disse que escolheu o Direto Tributário por ser a área com que mais se identificou durante o curso. “Estudei bastante e espero passar”. Já Thais dos Santos escolheu Direito Constitucional: “Apesar de o conteúdo ser amplo, eu gosto do assunto”. Com o Vade Mecum nas mãos, a candidata contou que para estudar fez um curso virtual e separou os artigos mais importantes com post-its coloridos.

Além do presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/DF, Gustavo Gaião, o secretário-geral Lincoln de Oliveira recepcionou os bacharéis. “A Ordem tem de estar presente a todas as fases do Exame, como tem de estar presente no acompanhamento do estudante. Nesta gestão criamos a Comissão de Acadêmicos, Estagiários e Bacharéis, mostrando a preocupação que temos para que eles sejam grandes profissionais”.

Dos 1.225 aprovados na 1ª fase, somente 13 não fizeram a prova. O coordenador da Fundação Getúlio Vargas, Walace Nolasco, ressaltou que além de examinadores, em cada sala havia um advogado analisando os materiais de consulta, não havendo qualquer tentativa de fraude. O único imprevisto foi a falta de luz, mas foi acionado um gerador. Os candidatos prejudicados mudaram de sala e tiveram mais uma hora para concluir a prova.

“O exame foi muito bem elaborado e extraiu dos candidatos respostas a questionamentos do cotidiano de um advogado”, frisou Ricardo Hampel. “Sou a favor da prova, dada a incompetência do MEC na fiscalização dos cursos de Direito. Abrir um curso deveria ser tão difícil quanto abrir um curso de medicina; afinal, também lidamos com vidas”.

A divulgação do resultado preliminar desta prova prático-profissional está prevista para 13 de setembro e será publicada no site da OAB/DF.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF