115 novos advogados e advogados integram os quadros da OAB/DF

Ao longo de dois dias, 28/10 e 29/10, familiares e amigos se reuniram para fazer parte de quatro solenidades de entrega de carteiras. Risos e choros de nervosismo e felicidade eram vistos por todos os lados. Nas cerimônias, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) recebeu 115 novos advogados e advogadas em seus quadros. 

As solenidades foram conduzidas pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, que fez questão de ressaltar em cada uma das solenidades a emoção do momento. Segundo a presidente, “o tempo não para. Então, a gente tem que aproveitar e gerenciar nosso tempo sim. Ter o nosso lado profissional mas, principalmente, ter o equilíbrio que é necessário. E, por último, escreva isso na tábua do seu coração: ‘prosseguir sempre, desistir jamais'. O tempo da dificuldade passa e o tempo da bonança chega. Este é o início de uma nova jornada”, ressaltou.  

SOLENIDADE MANHÃ (28/10)

Na quinta-feira (28/10), 53 novos advogados e advogadas ingressaram nos quadros da OAB/DF. A primeira solenidade teve como paraninfa a advogada Raquel Costa Ribeiro. Segundo ela, a jovem advocacia deve buscar sempre a Justiça. “A advocacia é uma unção que Deus dá a cada um que está aqui presente. É a formação e o desejo de quem tem dentro de si a busca de uma justiça, de um direito, muitas vezes, os direitos alheios. Não interessa se está aqui um enlace matrimonial que vai ser desfeito ou um réu que está sendo acusado de homicídio. A busca por direito tem que ter a mesma lealdade”, disse.

Raquel Costa Ribeiro, paraninfa

Ao olhar a mesa da solenidade repleta de mulheres, o orador da turma, Edmilson de Jesus Costa Filho, ficou emocionado ao lembrar da mãe e destacou a importância da prevenção ao câncer de mama e do momento. “Neste dia, mais um ciclo da nossa vida é iniciado. Na verdade, o início e o fim é uma das muitas questões que nós, advogados, devemos nos debruçar doravante. A despeito disso, temos aqui uma vitória pessoal de cada um de nós”, destacou. 

Edmilson de Jesus Costa Filho, orador da turma

Confira a íntegra da solenidade aqui.

SOLENIDADE TARDE (28/10)

Na cerimônia da tarde, o orador foi o novo advogado Matheus Brito de Souza, que reconheceu a todos que ajudaram ao longo da jornada. “Certo estou de que falo por todos ao agradecer os que nos ajudaram a conquistar esse objetivo. Amigos, professores, família, vocês viram o quanto nos doamos para conseguir chegar nesta cerimônia. É certo que existem pessoas que se sacrificaram juntos conosco e essas pessoas são nossos familiares”, disse.   

Matheus Brito de Souza, orador da turma

A paraninfa da turma foi a advogada Ana Paula Menezes, que deixou uma palavra de encorajamento para a nova advocacia. “Não se sintam intimidados, busquem sempre o aprendizado. Porque uma das coisas que vai ser importantíssimo para cada um de vocês é a questão da reciclagem. O advogado não pode viver estagnado, cotidianamente têm mudanças, fatos novos e posicionamentos novos. O advogado tem que estar atento a tudo, porque isso vai garantir que você faça diferença no exercício da advocacia”, ressaltou.  

Ana Paula Menezes, paraninfa

Confira a íntegra da solenidade aqui.

SOLENIDADE MANHÃ (29/10)

Já na sexta-feira (29/10), 62 novos profissionais do Direito receberam a tão sonhada carteirinha. Pela manhã, a oradora da turma foi a Karine Aparecida Tavares Pereira. A advogada e professora ressaltou a necessidade de exercer a advocacia com amor. “Nós temos que valer, nós temos que buscar a efetivação da nossa Carta Magna, das legislações, da lei material. Antes de tudo, nós devemos buscar a efetivação desta ordem, deste progresso com muito amor. É muito importante você amar ao próximo para exercer o direito, somente amando muito a ele, você agirá se colocando no lugar dele e com todo afinco que ele merece. Tudo que fizermos tem que ser com muita excelência”, destacou.  

Karine Aparecida Tavares Pereira, oradora da turma

Ser paraninfo da turma ficou a encargo do conselheiro seccional Luís Cláudio de Moura Landers. Segundo ele, a jovem advocacia deve estar preparada para a nova etapa. “Todo início da advocacia, que na verdade hoje vocês estão viabilizados para começar, não é fácil, é muito difícil, ainda mais pelo que ouvimos de outras pessoas. Muitas pessoas falam coisas para nos menosprezar. Então, tenham em mente, a única pessoa que pode dá um conselho na sua vida ou traçar uma trajetória é você mesmo”, pontuou. 

Luís Cláudio de Moura Landers, paraninfo

 
Confira a íntegra da solenidade aqui.

SOLENIDADE TARDE (29/10)

A solenidade da tarde foi conduzida pela secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Sabóia. O orador da cerimônia foi o novo advogado Pedro Henrique Fernandes Willemann, que destacou a emoção da entrega de carteiras. “Neste momento, creio que as palavras iniciais são de agradecimento a todos aqueles que fizeram parte dessa caminhada para que chegássemos até aqui. Professores, familiares, amigos e, principalmente, nossos pais, filhos, cônjuges e companheiros. Tenho certeza que cada um que cruzou nosso caminho tem sua importância, sendo motivo de muito orgulho estarmos aqui para oficializar e comemorar mais essa vitória. Foi um longo caminho que marca agora o começo de uma nova jornada, o da advocacia como profissão”, disse. 

Pedro Henrique Fernandes Willemann, orador da turma

Encarregada de trazer uma mensagem de encorajamento para a última turma, a escolhida foi a advogada Roberta Batista Queiroz, que ressaltou que a jornada na advocacia não é fácil, mas muito gratificante. “Eu não quero dizer para vocês que vai ser fácil, vai ser muito difícil; os clientes não vão brotar. Mas tudo isso faz parte de um sonho que vocês sonharam e, hoje, vocês estão aqui concretizando uma parte dele. A vida é muito dura, mas ela está aí para ser vivida. E eu acredito que a alegria e a felicidade estão no caminho. Porque se tivesse sido fácil, nós não estaríamos sentindo nada ao estar aqui hoje”, finalizou.  

Roberta Batista Queiroz, paraninfa

Confira a íntegra da solenidade aqui.  

Texto: Neyrilene Costa

Comunicação OAB/DF