Comissão de Direito Bancário da OAB/DF participa de evento sobre Moedas Digitais de Banco Central

A Comissão de Direito Bancário (CDB) da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), o Grupo de Estudos em Direito e Regulação Financeira da Universidade de Brasília (GEFIN/UnB) e a Associação dos Bancos no Distrito Federal (Assban) realizarão a live “Moedas Digitais de Banco Central: Riscos e Oportunidades”, nesta quinta-feira (4/11), às 10h.A transmissão da live acontece no canal da Assban no Youtube.

A live vai abordar o tema que é uma das principais inovações que vem sendo discutida em vários Bancos Centrais. Diferentes países como, Brasil, Rússia, Estados Unidos, Espanha, Alemanha já discutem a necessidade de digitalização do sistema monetário e de maior integração entre as economias. Outros países como China, Uruguai, África do Sul, França e Canadá já estão testando modelos de moedas digitais e devem implementar essa inovação em breve.

A presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, falou sobre a função da Instituição em ser pioneira em discussões relevantes não apenas para a advocacia, mas para toda sociedade. “Quando falamos sobre moedas digitais, as pessoas ainda têm barreiras em relação ao tema, mas a pandemia provou uma coisa muito importante: nós temos que nos adaptar aos novos tempos. E esta é uma excelente oportunidade de conhecer uma temática pouco explorada e que para a advocacia pode vir a ser um novo nicho de mercado.”

O presidente da CDB da OAB/DF, Pedro Pessanha, definiu que a live tem uma importante função de “demonstrar para a sociedade os impactos e benefícios da emissão do Real em formato digital.” O evento tem grandes expectativas em poder reunir autoridades e especialistas para analisar os efeitos econômicos e jurídicos das Moedas Digitais de Banco Central.

Além do presidente da CDB e diretor da Assban, Pedro Pessanha participa da live como mediador. O encontro conta, ainda, com a presença do procurador do Banco Central, Marcelo Prates, e do sócio do escritório de advocacia Levy & Salomão, Luiz Roberto Assis, que vão discutir os efeitos práticos do Real Digital na regulação do mercado e na economia.

Debates recentes da CDB

A Comissão de Direito Bancário já promoveu um evento em dezembro de 2020 sobre “Moeda Digital: Riscos e Oportunidades na Tokenização do Real”. Confira aqui o evento na íntegra.

Além dessa discussão, a Comissão de Direito Bancário participou no mês passado do debate promovido pela Assban com o Deputado Kim Kataguiri e com representantes do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) para discutir “Criptoativos – Tendências na Regulamentação Brasileira”, acesse aqui o debate na íntegra.

Não perca!

A transmissão acontece no canal da Assban no Youtube, participe e envie suas perguntas. Clique aqui para acessar a transmissão.

Comunicação OAB/DF