2º Encontro de Prerrogativas discute direitos da advocacia na OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou no último dia 27/09 o seu 2º Encontro de Prerrogativas. Nos painéis foram discutidos os problemas e as soluções para que os direitos constitucionais da advocacia sejam respeitados. A organização foi da Escola de Prerrogativas da OAB/DF, da Diretoria de Prerrogativas e da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF e contou com o apoio das subseções da OAB/DF e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF).

Em sua fala inicial, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., lembrou da atuação dos advogados do DF em relação a suas prerrogativas nestes três anos e nove meses de sua gestão, e que chegaram a organizar dois desagravos contra arbitrariedades cometidas contra colegas no exercício de suas funções. “Gostaria de agradecer a todo esforço e trabalho da equipe de prerrogativas neste período, quem me conhece sabe que minha gestão sempre deixou claro que estamos aqui para trabalhar em prol dos advogados e advogadas do DF. E somente a partir do respeito às nossas prerrogativas teremos a garantia de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”, disse Délio.

O diretor de Prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens, falou sobre o trabalho diário de advogados e advogadas em todos os cantos do DF em nome da sociedade e que, por conta disso, por enfrentarem e contrariarem interesses, muitas vezes são desrespeitados. “Estou diretor nesta gestão, mas gostaria de dizer que nosso trabalho é coletivo. Só com o esforço de todos da nossa equipe e da advocacia do DF podemos lutar em nome dessa pauta que é a mais cara para nós, aquela onde não podemos nunca transigir. Faço também uma homenagem especial aos nossos colegas das subseções, pois são eles que estão lá onde os problemas acontecem. Muito obrigado a todos vocês, que fazem uma advocacia cada vez mais forte”, exaltou Newton.

Falando em nome do Conselho Federal da OAB, o presidente Nacional na Defesa das Prerrogativas, Ricardo Breier, parabenizou pelo esforço e dedicação de todos os advogados e advogadas que, de forma gratuita, se dedicam a defender a advocacia em todo o Brasil. “Só o amor pela advocacia e pela nossa entidade explica tamanha dedicação, mas essa relação de amizade que criamos paga qualquer esforço. Vocês estão de parabéns!”, e completou: “temos avançado muito na questão de nossas prerrogativas e da valorização da advocacia, que são os temas prioritários e centrais de nossa gestão. Mas ainda temos muitos problemas, com seccionais que não tem sequer um telefone 24h para atender aos abusos. Se vocês conseguiram se mobilizar rapidamente para auxiliar um colega em Ceilândia, como contou o presidente Délio, temos um caso onde uma colega foi espancada em uma delegacia no interior do Brasil sem ter a quem recorrer”, explicou Breier.

O evento aconteceu das 14h até às 19h30. Para conferir a programação e quais foram os palestrantes veja a imagem abaixo. Para assistir na íntegra o 2º Encontro de Prerrogativas clique no link aqui.

Para conferir as fotos do seminário clique aqui.

Também participaram o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Rafael Martins; o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira; a diretora de comunicação social da OAB/DF, Raquel Cândido, a vice-presidente de Prerrogativas, Ana Cristina da Silva Sousa; o procurador de Prerrogativas, Inácio Alencastro; o coordenador da Escola de Prerrogativas, Bruce Bruno Silva; a presidente da Comissão de Direito Sistêmico; Marcela Fürst; os conselheiros Amaury Andrade, Luis Claudio Landers e Gustavo Suhet; o coordenador da Escola de Prerrogativas, Bruno Leonardo Ferreira; o presidente da Subseção de São Sebastião, Bruno da Costa Lima; o presidente da Subseção de Taguatinga, Flávio Fonseca; a presidente da Subseção de Gama e Santa Maria, Graciela Slongo; o presidente da Subseção de Brazlândia, Françoar Dutra; a presidente da Subseção de Planaltina, Shaila Alarcão; a vice-presidente da Subseção de Águas Claras, Myriam Mendes; o vice-presidente da Subseção de Samambaia, Marcio Rodrigues; a secretária-geral do Instituto Brasileiro de Direito da Família do DF (IBDFAN/DF), Carolina Sena; o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Brazlândia, Anésia Reis; e o presidente da Comissão de Prerrogativas da Subseção de Gama e Santa Maria, Júlio Cezar.

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues