320 advogados e advogadas tomam posse em 50 Comissões Temáticas da OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou, nesta segunda-feira (16/5), duas solenidades de posse de Comissões Temáticas. O evento aconteceu de forma híbrida no auditório da OAB/DF. Ao todo, foram 320 profissionais empossados em 50 comissões: 133 profissionais na parte da manhã e pela tarde 187. 

Solenidade de posse da manhã

Em nome das subseções, a vice-presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária, Juliana Santos, deu as boas-vindas aos novos membros das comissões, e finalizou comentando a necessidade de poder contar com o trabalho de todos os membros. “Nossa participação é sempre essencial, e essa participação te leva a caminhos que nem vocês podem esperar. Nossa comissão fez diversos trabalhos, desenvolvemos cursos, eventos e agora gostaríamos que todos se sentissem muito à vontade como eu me sinto hoje na Casa.”

Dando continuidade, a palavra foi passada para a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Carla Eugênia Nascimento. A presidente da Comissão destacou a importância de dar voz aos povos indígenas. “É uma honra muito grande trazer os povos indígenas para nossa Casa. Enfrentar os desafios, os debates e as necessidades, com sua cultura, costumes e novas gerações. Então eu quero trazer os problemas para juntos encontrarmos a solução e abraçarmos também essa sociedade.”

O diretor tesoureiro da OAB/DF, Rafael Martins, falou sobre o papel essencial exercido pelas comissões para a Seccional. “Estamos quase chegando a 100 comissões ativas, passando pelos mais diversos temas, mas sempre todos muito importantes não só para a advocacia como também para a sociedade do Distrito Federal. Então é nas comissões que a Ordem verdadeiramente pulsa, e nós da Diretoria e do Conselho precisamos do auxílio permanente das comissões.”

Solenidade de posse da tarde

Já na solenidade de posse da tarde, quem iniciou os pronunciamentos demonstrando total apoio aos novos membros das comissões temáticas da OAB/DF, e comentando sobre a necessidade de assegurar os direitos dos advogados, foi o diretor de prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens. “Prerrogativas talvez seja aquilo que mais importa na advocacia junto aos honorários. É com a união da advocacia que a gente consegue mostrar efetivamente a sua importância perante os poderes constituídos. Desejo para todos aqui, excelentes trabalhos, desenvolvam projetos, tragam ideias, não sejam apenas mais um nas comissões. Venham trabalhar conosco.”

O secretário-geral da Subseção do Riacho Fundo e Recanto das Emas, Felipe Fragoso, representou as subseções na solenidade de posse da tarde. Em seu discurso, Felipe falou sobre o trabalho conjunto realizado pelas subseções, e deixou um convite a todos os jovens advogados e advogadas. “Nós das subseções estamos ali fazendo um trabalho de ampliação que a sede nos proporciona. Deixo o convite para todos vocês participarem da semana da advocacia, são palestras para trazer oportunidades para lucrar em áreas menos exploradas da advocacia.”

Trazendo em seu pronunciamento a relevância de cada comissão individualmente, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Idamar Borges, convidou os novos membros a realizarem um trabalho ativo nas comissões. “Cada tema que englobe a sociedade, que englobe a participação da OAB tem o mesmo peso. Alguns temas são essenciais este ano, outros temas serão essenciais ano que vem. Então venha para as comissões e participe efetivamente.”

A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, assim como Idamar Borges, deixou a mensagem pedindo comprometimento dos novos membros das comissões, para que assim o trabalho realizado possa engrandecer a atuação da Seccional. “Vocês podem fazer parte dessa história, vocês podem escrever páginas na história da OAB participando efetivamente. Convoque seus amigos e seus colegas para participar, e não seja apenas mais um inscrito ou inscrita. Estamos em constante aperfeiçoamento, então sejam muito bem-vindos, participem porque a Casa é de vocês.”

Finalizando os pronunciamentos, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., relembrou seu passado nas comissões da OAB e expôs total apoio da presidência e da diretoria às comissões temáticas. “ Saibam que vocês têm hoje na presidência e na diretoria pessoas que já foram de comissões, eu, por exemplo, comecei na OAB fazendo parte da Comissão de Direitos Humanos. Aqui tem gente que conhece, respeita e que admira o trabalho das comissões, então tudo que vocês precisarem e puder ser feito por nós vai, ser feito.”

Confira aqui a cerimônia de posse da manhã.

Confira aqui a cerimônia de posse da tarde.

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF – Jornalismo