“Advocacia é uma profissão contramajoritária”, Jacques Veloso

A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou mais uma solenidade de entrega de carteiras, nesta terça-feira (8). A solenidade foi conduzida pelo secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, o qual destacou que a advocacia é uma profissão contramajoritária. “Nós fazemos com que seja válida a justiça, nós construímos a justiça quando exercemos o nosso mister. Essa é a dimensão do que os senhores conquistaram por direito, que nada mais é do que o pilar da democracia”, disse.

Veloso enfatizou que a principal característica de um Estado democrático de Direito é o amplo direito de defesa, que é representado pela advocacia. “Hoje, mais do que nunca, temos o dever de representá-lo não só nos autos, mas na vida, porque hoje as pessoas são julgadas antes mesmo de irem ao tribunal, antes de verificarem se os fatos são reais”.

Para o orador da turma Thiago Grassi Carvalho Amaral Soares, os advogados devem agir sempre com decoro, dignidade, honestidade e boa-fé. “Em especial momento de crise pelo qual passa o país, em que vislumbramos corrupção nas mais diversas camadas, tanto da esfera pública quanto da esfera privada, o exemplo de não se deixar corromper e lutar pelo que é certo deve vir de todos nós, não só na qualidade de advogados, mas também na qualidade de cidadãos”.

A paraninfa da turma Danielle Bastos Moreira Fischer destacou que os novos advogados não devem pautar suas carreiras pelo dinheiro. “Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência”, disse ao completar: “pense no seu país.  Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de forma e minoria morre de medo”, criticou.

Compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto da OAB/DF, Cleber Lopes; o diretor-tesoureiro da Seccional, Antonio Alves; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; a paraninfa Danielle Bastos Moreira Fischer; os conselheiros Seccionais Elaine Starling, Ildecer Amorim, Cristiano Freitas, Erich Endrillo; o secretário-geral da Subseção da Ceilândia, Newton Rubens; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF, Tiago Santana de Lacerda; o secretário-geral do Conselho Jovem, Emmanuel Sales e o advogado Jose Antonio Fischer Dias.