As características de um empreendedor de sucesso

Segundo dia do Congresso de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF (27/05) traz a história de vida de dois empreendedores de sucesso

Características necessárias de um bom empreendedor

A empresária Helen Oliveira relatou os aspectos que ela considera serem essenciais para um bom empreendedor: “Primeiro passo é ter inteligência emocional. É considerável conhecer seus pontos fortes e pontos fracos. Também, é importante ter capacidade de adaptação e é indispensável para o empreendedor ter uma atitude positiva.”  

Helen ainda citou três pontos que ela considera indispensáveis em qualquer empreendimento. “Para mim, funciona como uma tríade, que eu coloco dessa forma: criação, plano estratégico e desenvolvimento de equipe.”

Sendo a criação um ponto fundamental para o empreendedor conseguir se reinventar; o plano estratégico é em que  trabalhar, o diferencial para manter um público fiel. Por fim, o desenvolvimento de equipe que, como citado pela empresária, “é a coluna vertebral”, pois sem uma boa equipe não se mantém um bom empreendimento.

A importância de um propósito

Fábio Esteves, juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT),  falou sobre a necessidade de ter um propósito para obter sucesso em qualquer empreendimento. 

O juiz, que desde a sua infância estudou morando em área rural, destacou que sempre foi importante, para ele, ter um objetivo. No caso de Fábio, era tornar-se juiz. “Essa profissão apareceu para mim a partir da leitura de um manual de estudante. Então, quando fui escolher minha profissão, se eu não tivesse a ideia de encontrar um propósito na Justiça, talvez minha vida não fizesse sentido. Só tem sentido ser juiz, hoje, por conta dessa releitura constante do meu passado.”

Após ter um propósito, é fundamental construir uma rede de contatos, afinal empreender depende disso.

Fábio Esteves disse, ainda, o que considera ser crucial para o empreendedor nessa etapa. “Dificilmente um empreendedor de sucesso na advocacia é alguém que não tenha uma ligação forte com a  transformação social. Um profissional da área jurídica não consegue ter sucesso, se não compreender a sociedade”, encerrou.

A palestra aconteceu no YouTube da OAB/DF, sob comando de Felipe Bayma, presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF e com mediação de Lucas Ferreira, – Membro da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF.

O segundo dia contou com outra palestra no período da manhã, “Networking e Marketing Digital”, que teve a presença do Designer CEO da agência Zuric, Rafael Baldow. A presidência desse painel ficou por conta do secretário-geral adjunto da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OABDF, Felipe Modtkowski, e a mediação do presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF, Felipe Bayma.

A transmissão desse evento é pelo YouTube da OAB/DF. Você pode conferir os painéis aqui.

Confira a programação completa do Congresso aqui

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: