CBN entrevista o presidente da OAB/DF sobre a campanha “O DF é da Gente”

Nesta sexta-feira (10/03), o presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., concedeu entrevista à CBN sobre a campanha “O DF é da Gente”.

Na oportunidade, respondeu perguntas sobre a motivação e o objetivo da campanha. “Com o fatídico dia 8 de janeiro, surgiram, ao nosso entender, tentativas oportunistas de federalizar a segurança pública do Distrito Federal e de acabar com o Fundo Constitucional. Então, são duas pautas, principalmente a do Fundo Constitucional, em que no passado já tivemos tentativas nesse sentido. E agora, depois do dia 8 de janeiro, surgiram novas correntes com novas adesões, com o objetivo de obter isso, o que seria muito ruim para o Distrito Federal.”

Délio pontua que a campanha não é uma defesa do GDF, mas uma defesa do próprio Distrito Federal. “A retirada do Fundo Constitucional seria um baque muito grande, primeiramente financeiro. Para se ter uma ideia, foram 23 bilhões destinados ao Fundo Constitucional, no ano passado. É muito dinheiro e que tem um direcionamento específico, que é para a segurança pública, educação e saúde. A segurança pública é bancada por esse Fundo, e parte da saúde e da educação. Então, com a retirada desse recurso, a autonomia econômica seria abalada e, além disso, a autonomia administrativa e política.”

O presidente reforçou que a ideia da campanha é lutar pela autonomia, de forma intransigente, e que o momento agora é de capitanear parceiros. “Temos tido contato com várias entidades da sociedade civil e do setor público, e o próximo passo é esse contato com os nossos parlamentares, distratais e federais, para que essa campanha se torne uma campanha da gente, da nossa população, das instituições, para mostrar que o Distrito Federal não pode ser atacado dessa forma.”

Confira abaixo a entrevista na íntegra.

Comunicação Social OAB/DF – Jornalismo