Comissão de Direito do Terceiro Setor discute constelação sistêmica

Na quarta-feira (25), a Comissão de Direito do Terceiro Setor se reuniu na Universidade Católica de Brasília com representantes de instituições de Ceilândia, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, lar dos velhinhos, entre outros. O intuito do encontro foi debater sobre a Constelação Sistêmica, usada como ferramenta para melhorar a gestão de Organizações da Sociedade Civil e equipes.

Vanessa Ministro, consteladora voluntária no projeto “Constelar e Conciliar” do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), apresentou o método como forma de ajuda a “esclarecer situações e identificar soluções que permitem aos gestores definir caminhos melhores para a evolução das organizações da sociedade civil e equipes de trabalho”.

Janaina Rodrigues Pereira, secretária-geral da Comissão, conta que a reunião itinerante é um projeto que “auxilia a conhecer a realidade de organizações e aproxima o diálogo entre a OAB/DF e a sociedade. Como melhorar o rendimento da equipe, entrosamento, descobrir determinada falhas e capacitar os trabalhadores”.

Os presentes identificaram que tal prática contribui para o maior engajamento dos colaboradores com a causa da organização, bem como na captação de recursos para realização de projetos.

O evento contou com a participação de organizações do terceiro setor que elogiaram o diálogo da Comissão com a sociedade civil e apontaram que o tema escolhido contribui na busca pela atuação profissional no terceiro setor.

Também esteve presente o vice-presidente da Comissão, Marlon da Silva Barbosa.