Defensoria pública pede apoio da Seccional em convocação de concursados

Brasília, 29/7/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, recebeu representantes da Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (Adep-DF), nesta terça-feira (29), na sede da Seccional. O presidente da Associação Ramiro Sant'Anna estava acompanhado de candidatos aprovados no concurso para defensor público do DF que aguardam a nomeação. Sant'Anna trouxe ao presidente da Seccional o pedido de apoio na convocação dos novos defensores, uma vez que o concurso foi homologado há mais de noventa dias, antes do período eleitoral.

“A defensoria pública iniciou o governo com 215 membros. Estamos há poucos meses do final deste mandato com 185 membros. Em três anos e meio a defensoria foi desidratada, reduzida em número de defensores públicos. Contudo, ela teve que crescer as custas do sacrifício pessoal dos defensores para aumentar o número de atendimentos”, explicou. Ele disse que isso traz reflexos graves de excesso de serviço. “Os defensores estão chegando ao limite de atuação deles. As pessoas que antes tinham que esperar meia hora para serem atendidas por um defensor, estão esperando uma hora, uma hora e meia”, argumentou.

Ibaneis Rocha informou aos defensores que existe uma expectativa, tendo em vista conversas preliminares com a Administração, de que sejam feitas a partir do mês de agosto cinco nomeações por mês, tanto de defensores quanto de procuradores do DF. O presidente da OAB/DF garantiu aos presentes que prestará todo o apoio e articulará junto ao Governo a melhor solução para o problema. “Vou estar com vocês onde for necessário. Se for preciso entrar na Justiça e conseguir a nomeação judicialmente nós faremos por vocês, até que todos sejam nomeados. Nós temos um compromisso de ajudar na reconstrução da defensoria pública”.

Texto – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF