Advogados podem fazer intercâmbio em Taiwan

reunião embaixador Taiwan 30-01-2016 032 (1)A Embaixada de Taiwan oferece cursos de intercâmbio para brasileiros que desejem estudar no país. Foi o que informou o embaixador de Taiwan, Isaac Tsai, em reunião na tarde da última segunda-feira (31) com o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto. O embaixador disse que as bolsas são excelentes oportunidades para advogados do Distrito Federal que visam novas experiências e fluência em mandarim. “Existem vários tipo de bolsas, elas variam de acordo com o interesse do advogado”, explica. O período de inscrição vai do dia 1° de fevereiro ao dia 31 de março. Para se inscrever o estudante deve enviar toda a documentação requerida para a embaixada de Taiwan.

Isaac Tsai contou ainda que o projeto foi pensado principalmente para estudantes já fluentes em inglês que tem o interesse em aprender mandarim e ter uma experiência acadêmica fora do Brasil. O embaixador esclarece que durante a estadia em Taiwan, o advogado se hospedará em uma casa de família natural do país, fortalecendo assim os vínculos com a cultura e com a língua regional.

A presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF, Clarita Costa Maia,diz que é interessante a iniciativa de intercomunicação da Ordem com os embaixadores de outros países. Segundo ela, os advogados se beneficiam com tal aproximação por ter a oportunidade de estreitar os laços com as grandes potências mundiais na atualidade. “Estamos nos relacionando com o futuro. A potência econômica de hoje é a China. É essencial esta aproximação”, afirma.

reunião embaixador Taiwan 30-01-2016 017Para ela, o aprendizado da língua também é um grande passo rumo ao futuro. “Existe uma propensão positiva com relação aqueles que se esforçam. Essa é a mentalidade chinesa, aquele que se esforça para entender ou falar o mandarim, mesmo que precariamente, é melhor visto em um ambiente de trabalho, em um ambiente de negociação, que tenha a China como interface interlocutora”. Clarita afirma ainda que o aprendizado de uma nova língua é sempre uma perspectiva positiva, ainda que a os advogados não tenham o desejo da perfeita fluência.

Participaram da conversa além de Juliano Costa Couto, a diretora da CAA/DF Daniela Caetano; a presidente da Comissão de Relações Internacionais, Clarita Costa Maia e o presidente da Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF, Rodrigo Figueiredo.

Para mais informações, ligue: (61) 3364-0399

Saiba mais sobre os cursos oferecidos aqui.