Dia do consumidor: OAB/DF realiza ação conjunta com Procon/DF

Em comemoração ao dia do consumidor, celebrado em 15 de março, a OAB/DF realizou uma ação conjunta entre a Comissão de Direito do Consumidor e o Procon/DF, na Rodoviária do Plano Piloto. Há seis anos a Comissão promove a ação de atendimento gratuito à população com o intuito de esclarecer direitos básicos ao cidadão.

Juliano Costa Couto, presidente da Seccional, afirmou que é preciso avançar no sentido de conscientização do cidadão. “Se houver violação de direitos, ele tem que procurar um advogado, a Justiça ou o Procon e restabelecer seus direitos”.

Fernando Martins, presidente da Comissão de Direito do Consumidor, ressalta que a população ainda é carente do conhecimento de seus direitos, por isso, a ação é de suma importância. “Trazemos para a comunidade os Direitos do Consumidor, fazendo com que a OAB/DF exerça o seu papel social, se preocupando para o desenvolvimento do conhecimento de todos aqueles que participam das relações de comércio”.

Maria do Socorro é aposentada e recebeu atendimento no local. Ela conta que foi atrás de respostas em relação a um caso de inventário. “Moro em um imóvel e não sei se é meu. Vim pedir ajuda aos advogados para me orientarem. Tive uma resposta muito positiva. Valeu a pena”.

As principais dúvidas que foram sanadas pelos advogados foram em relação a telefonia, serviços bancários e planos de saúde.

Participaram da ação o secretário-geral, Jacques Veloso; o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinícius Fonseca, além de diversos membros da Comissão.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto e o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Fernando Martins, agradecem o trabalho dos advogados voluntários Diego Dutra, Wilson Maziero, Fábio Medeiros, Stephanie da Mata, Érika Bastos, Carmélio Nogueira, Gustavo Sampaio Cheregati, Rodrigo Melo, Kleber Gomes, Tatiane Novais, Hugo Garrido, Vinicius Fonseca, Simone Magalhães, Lygia Carvalho, Ludmila Macieira, Arthur Henrique, Eduardo Reis e Simão Szklarowsky.