Em 2018 ocorrerá o primeiro Encontro Nacional da Jovem Advocacia no DF

pleno 01-12-2016 062 (1)O Distrito Federal receberá, pela primeira vez, um Encontro Nacional da Jovem Advocacia. A decisão ocorreu no XV Encontro Nacional da Advocacia realizado no Acre, nos dias 10 e 11 de novembro. O evento, que ocorrerá em 2018, virá para a Capital com o objetivo de apresentar propostas e debater temas relacionados aos jovens profissionais de Direito.

Como resultado do último Colégio de Presidentes realizado no Acre, entre os dias 10 e 11 de novembro, foi redigida a Carta de Rio Branco . No documento, os representantes da Jovem Advocacia do Brasil pleiteiam apoio e providências ao Conselho Federal para a concretização dos termos deliberados e consolidados no registro.

Juliano Costa Couto, presidente da Ordem dos Advogados do Distrito Federal, prestigiou o evento no Acre e parabenizou aos membros da Seccional pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com aqueles que estão iniciando a carreira. “A escolha decorre do esforço da OAB/DF para trazer o advogado para dentro da Ordem e tê-lo presente na rotina da Casa. A Seccional do Distrito Federal é a única do Brasil que concede ao jovem advogado 50% de desconto na mensalidade durante os primeiros 5 anos de carteira. O nosso maior compromisso é sempre com o advogado”, declarou o presidente.

Tiago Santana, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, contou que o Encontro ofereceu a oportunidade do intercâmbio de experiências entre os profissionais. “A Carta de Rio Branco expressa solicitações, proposições e recomendações ao CFOAB e aos Conselhos Seccionais da OAB, para que possamos concretizar os encaminhamentos deliberados e consolidados em prol da Jovem Advocacia”, disse Santana.

Marina Gondin, advogada, participou da comitiva do Distrito Federal que foi prestigiar o XV Encontro da Jovem Advocacia. Para a advogada eventos como este permitem a troca de ideia entre os colegas e, consequentemente, o fortalecimento das Comissões da Jovem Advocacia que, em breve, representará mais da metade do profissionais de Direito. “Os advogados precisam cada vez mais promover debates dentro da classe. Juntos, devemos buscar soluções para os desafios que enfrentamos. Essa discussão supera o simples debate corporativo, pois melhorar as condições para o exercício da advocacia. Resulta também no aprimoramento do judiciário e da própria democracia”, declarou Marina.

O Encontro Nacional da Jovem Advocacia está previsto para ocorrer em 2018 e contará com a presença de diversos representantes da Advocacia Jovem de todo o Brasil.