Luta pela democracia é destaque em entrega de carteiras

Na tarde desta terça-feira (7), cerca de 70 advogados receberam suas carteiras da Ordem. O presidente da Seccional do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, convidou os jovens advogados a participarem ativamente da rotina da casa, ir aos eventos e compor as Comissões. Costa Couto ressaltou o papel da OAB/DF na luta pela defesa da democracia brasileira.

“Quem mais lutou para a correta administração da Justiça no país foi a advocacia. Nós não defendemos nem o crime nem o criminoso, nós defendemos o cidadão. E dessa defesa a advocacia não irá abrir mão. Nós não podemos nos deixar pautar, nem conduzir por notícias enganosas e condenações, por vezes covardes, impostas a nós. Cabe aos advogados defender a sociedade”, afirmou o presidente.

O defensor público-geral da Defensoria Pública do Distrito Federal, Ricardo Batista de Sousa, falou sobre a importância de profissionais éticos na profissão. “Nunca foi tão necessário formarmos e entregarmos à sociedade advogados que possam dar a garantia e o sossego à população de que seus direitos estejam defendidos com galhardia e empenho. Unindo as forças que lutam pela democracia é que nós teremos uma sociedade comprometida com o mundo que tanto buscamos”, afirmou.

O orador da turma, Whashington Paiva Sousa, falou sobre o advogado ser indispensável à administração da Justiça. Sousa lembrou aos colegas sobre a importância de atuar como conciliador, de ser aquele que utiliza de técnicas para chegar à solução de conflitos ou mesmo evitar os litígios em juízo e, sobretudo, a necessidade de ser ético em sua profissão. “Mais importante que desempenhar o papel de advogado é ser ético em tempos não muito éticos. Sem sombra de dúvidas o advogado é o profissional mais lembrado na memória coletiva quando o assunto trazido à baila é a ética ou a falta desta”, afirmou.

Compuseram a mesa da cerimônia a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferretto Caetano; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Francisco de Menezes; o vice-presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Rodrigo Bezerra Correia; os conselheiros Flávia Dias Amaral, Hellen Falcão, Janine Malta Massuda, Marília Mesquita, Fernando Martins de Freitas; o conselheiro licenciado, José Wilson; o presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, Laerte Queiroz e a subdefensora geral da Defensoria Pública do Distrito Federal, Carla Núbia de Souza.