OAB/DF lamenta falecimento de Miguel Setembrino

É com pesar que a Seccional da OAB do Distrito Federal comunica o falecimento do vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), Miguel Setembrino Emery de Carvalho, aos 84 anos, ocorrido na segunda-feira (26). Setembrino estava internado em um hospital na Asa Norte e sofreu uma insuficiência cardíaca. O velório será nesta quarta-feira (28), às 10h, no Cemitério Campo da Esperança, na Capela 1. O enterro será às 15h na ala dos Pioneiros.

Setembrino era advogado pioneiro da Seccional, portador da carteira de número 555, com data de inscrição em 3 de agosto de 1966. Além disso, foi secretário-geral da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/DF na gestão 2013/2015.

A sócia e amiga Fernanda Gadelha Lima considera Setembrino como um pai. “Ele era uma humanista nato e defensor da Constituição. Extremamente ético e um jurista respeitável. Miguel deixou um legado de que a Justiça deve ser sempre perseguida”.

Miguel em evento da Comissão de Direito Imobiliário

Leonardo Mundim, presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB nacional, já realizou diversos eventos com a presença de Setembrino e lamentou a perda. “Dr. Miguel Setembrino atuou em dezenas de entidades do Distrito Federal, e em todas deixou amigos e admiradores. Trazia sempre um sorriso no rosto, um coração acolhedor e a serenidade das pessoas de bem”.

O ex-presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF, Wilfrido Augusto Marques, lamenta profundamente o falecimento. “Miguel sempre foi um profissional competente, dedicado e um advogado militante em prol das causas defendidas pela Ordem dos Advogados. Como membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF contribuiu com discussões qualificadas, inclusive na organização de eventos de envergadura internacionais que nós promovemos. É uma perda inestimável”.

O ex-secretário-geral da Comissão Especial de Mediação da OAB/DF Bryan Rocholl destacou que “Dr. Miguel Setembrino deixa marcas profundas e especiais na alma daqueles que com ele se identificavam, por amar ou buscar incessantemente a Justiça de forma nobre – sua conduta ilibada – que quer dizer sem mácula tanto na vida profissional quanto pessoal reverberam a sua qualidade excepcional. Sua ausência será sentida”.

A vice-presidente da Comissão de Direito do Agronegócio, Nataly Rocholl, lastimou a perda. “Lamento profundamente. Dr Miguel é um exemplo a ser seguido. A saudade fica e aqui prestamos nossas homenagens.”

Perfil

Natural de Guaçuí (ES), Miguel Setembrino Emery de Carvalho nasceu em 1933. Passou parte de sua juventude no Rio de Janeiro, onde se formou nos cursos de Direito, Filosofia e Antropologia. Também estudou a psicologia infantil e do comportamento, tendo ministrado 11 disciplinas em diferentes escolas do Rio e de Brasília. Chegou a capital federal em 1966. No Distrito Federal, ajudou a fundar a Federação do Comércio e o Sindicato das Imobiliárias. Era o primeiro vice-presidente da Fecomércio desde sua fundação. Foi presidente da instituição entre janeiro de 2007 e janeiro de 2011.

Enquanto advogado, Setembrino se dedicou ao Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Civil. Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral, de 1988 a 1994, e juiz classista do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.

No segmento imobiliário, começou administrando imóveis de clientes. Em 1970, recebeu o registro de corretor, inscrito na 8ª Região do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no DF (Creci-DF), com o número 190. Em dezembro do mesmo ano, ao lado de Newton Rossi, fundou a Federação do Comércio do Distrito Federal. Após inaugurar a Buriti Imóveis, uma das primeiras imobiliárias do DF e a primeira incorporadora, presidiu o Sindicato dos Corretores de Imóveis. Desde 1979 e 1981, era conselheiro regional do Senac e do Sesc, respectivamente.

Com a migração do Sindicato de Corretores para o plano de profissionais liberais, a categoria perdeu o vínculo com a Fecomércio. Para que as empresas imobiliárias não ficassem de fora do Sistema do Comércio, Miguel Setembrino, inspirado pelo exemplo de Goiás, fundou em 1987, o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do DF (Secovi-DF). Inquieto, o empreendedor, professor, advogado e jornalista participou de todas as diretorias do Secovi-DF e, entre 2004 e 2010, presidiu o Sindicato.

Ao longo de sua trajetória, Miguel Setembrino foi agraciado com várias condecorações, entre elas: o Mérito Mercador Candango e a Comenda da Ordem do Mérito Comercial, no grau Grã-Cruz, entregues pela Fecomércio; a Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho e a Ordem do Mérito de Brasília. Brasiliense de coração, Miguel sempre teve orgulho de fazer parte da história da cidade. Deixa a esposa Sonia Maria Campos Dall’Orto e o filho Miguel Campos Dall’Orto Emery de Carvalho.

Com informações da Fecomercio-DF

FOTO: ELIO RIZZO/CEDOC