OAB/DF realiza plantio de árvores como compensação ambiental

plantio arvores 08-02-2017 268Em busca de sustentabilidade, a Seccional da OAB do DF realizou nesta quarta-feira (8) plantio de mudas de árvores como forma de compensação ambiental. A ação faz parte do projeto OAB Verde, que busca compensar a natureza com o plantio de duas mudas a cada evento realizado na OAB. O evento foi realizado em conjunto com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O plantio de 700 mudas nativas do bioma Cerrado, sendo 100 destas doadas pela OAB/DF, ocorreu no Parque Bosque dos Tribunais, localizado no Setor de Administração Federal Sul.

A vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, destacou que o plantio das árvores representa o futuro da nova geração. “Essa é a ideia da OAB. É trazer à compensação ao meio ambiente de todo o prejuízo que causamos no dia a dia. Agradecemos o compromisso de todos de cuidar da nova geração”.

Rodrigo Figueiredo, presidente da Comissão de Sustentabilidade da OAB/DF e idealizador do evento do plantio, comemorou o resultado. “Tivemos hoje o apoio e parceria dos Tribunais Superiores e conseguimos plantar 700 mudas. Vimos a necessidade de criar o projeto Selo Verde como forma de compensar os eventos que fazemos na OAB”, disse Figueiredo que já realizou outros vários plantios de compensação em nome da OAB.

plantio arvores 08-02-2017 249O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, destacou que é necessário preciso incentivar a cultura de conservação e da utilização de meios sustentáveis. “A mudança de pequenas atitudes ajuda a evitar grandes desperdícios e a minimizar impacto destrutivo à natureza, contribuindo para a consolidação de um processo de desenvolvimento sustentável”.

Em seu discurso, a presidente do STJ, ministra, Laurita Vaz, agradeceu o apoio OAB/DF e aproveitou a oportunidade para fazer um apelo ao governador Rollemberg para implementar uma melhorias na região voltadas para a vida saudável. “Ainda precisamos de auxílio para a implementação das melhorias necessárias, como, por exemplo, a pista de caminhada e o projeto de expansão da malha cicloviária, tão necessária para os inúmeros servidores que já vêm trabalhar de bicicleta, mesmo com trechos ainda sem calçadas, como é o caso da via que passa ao lado da embaixada dos Estados Unidos”, disse a presidente.

plantio arvores 08-02-2017 044O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, também enfatizou a importância do replantio e entregou aos demais presidentes a medalha e o livro comemorativo dos 70 anos do TST.

Também presente, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, destacou que “é uma oportunidade de fazer com que as pessoas que moram em Brasília tenham o direito ampliado à cidade. Um espaço que melhora a qualidade de vida, o ambiente de trabalho, o meio ambiente”.

O evento contou com a presença da diretora da CAA/DF, Daniela Caetano; do vice-presidente da Comissão Diego Vega; do consultor da Comissão Michel de Sousa Rodrigues, da conselheira Seccional Dionne Araujo e do advogado Ronan Holanda.