Seccional promove Dia de formação do Jovem Advogado

Brasília, 22/12/2015 – A OAB/DF realizou, nos dias 15 e 16 de dezembro, a 4ª edição do Dia de Formação para Jovens Advogados. O objetivo do evento foi oferecer palestras práticas para profissionais iniciantes.

Na abertura do evento, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Erik Bezerra, explicou aos presentes o funcionamento do órgão, que é responsável por julgar as representações por infrações ético-disciplinares contra advogados, estagiários e consultores estrangeiros. Além disso, o TED também responde a consultas formuladas por advogados quando há dúvidas se determinado ato pode caracterizar uma infração. “Hoje, temos mais de 12 mil processos éticos contra advogados do Distrito Federal”, disse.

Segundo o vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Guilherme Sousa, o Dia de Formação é um projeto que conta com a participação dos advogados. “Estamos na 4ª edição do Dia de Formação do Jovem Advogado e a Ordem precisa da participação dos advogados. Conheçam a casa de vocês, entendam e saibam tudo que a OAB pode oferecer”.

O membro das Comissões do Advogado Iniciante, Ciências Criminais e do Conselho Jovem da OAB/DF Paulo Alexandre Silva, explicou sobre as finalidades e os órgãos da OAB. “A finalidade da OAB está explícita no Estatuto, no artigo 44 da Lei 8.906/94″.

“E o artigo fala que uma das finalidades da casa é defender a Constituição, a Ordem Jurídica do Estado Democrático de Direito e da aplicação das leis”, disse. “São órgãos da OAB: o Conselho Federal; os Conselhos Seccionais; as Subseções e as Caixas de Assistência dos Advogados”, concluiu.

diadeformação2A advogada Marcela Furst Signori Prado, integrante da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante e organizadora do evento, falou sobre a sua experiência na OAB como advogada iniciante. “Eu comecei como convidada na Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante e mesmo como convidada peguei projetos, assumi relatoria e fui empossada”, disse. “E é muito importante o jovem advogado estar dentro das comissões, não só na Comissão Jovem, mas em outras comissões”.

“O Conselho Jovem é um órgão deliberativo dos advogados iniciantes e a OAB Jovem é a porta de entrada para os advogados do DF”, disse o vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Guilherme Sousa.

Segundo o consultor e professor Fernando Santiago, para se gerir um escritório é necessário ter um bom planejamento. “O advogado deve ter um bom planejamento e traçar estratégias. Planejamento é a palavra chave. Montar o próprio escritório de advocacia é possível, desde que o advogado faça um bom planejamento e estude bem suas possibilidades. Empreender na advocacia e capacitar clientes fazem parte de um bom gerenciamento de escritório”, disse.

O presidente da Comissão de Assuntos Tributários e Reforma Tributária da Seccional, Jacques Veloso, falou sobre a questão da publicidade e os seus limites previstos no Código de Ética da OAB/DF. “O nosso Código de Ética permite a publicidade e não permite a propaganda. São conceitos distintos. Você não pode vender esses serviços. Mas, você pode fazer a publicidade que é chamada no Código de Ética, de Publicidade Informativa. Inclusive, nós temos um provimento que é o provimento do CFOAB que vem dizendo exatamente os formatos permitidos dessa publicidade informativa”.

O procurador-geral de Prerrogativas, Wendel Lemes, falou de alguns dos artigos do Código de Ética da OAB, indispensáveis ao advogado no exercício de sua profissão. “O nosso estatuto, a nossa lei efetivamente no artigo 2º diz que o advogado é indispensável à administração da justiça”.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF