Seccional realiza mutirão de mediação

Teve início, na segunda-feira (31), o primeiro mutirão de mediação da OAB/DF. O objetivo é possibilitar que as partes com representação ética na Comissão de Admissibilidade possam alcançar um acordo, por meio do auxílio dos membros da Comissão Especial de Mediação da Seccional.

O objetivo é atender cerca de 80 processos. Os mediadores atuam de forma a proporcionar uma composição amigável sobre a reclamação relatada. Se houver consenso entre as partes, faz-se um acordo e o processo é arquivado, caso contrário o processo continua em seu curso normal.

Elizabeth Ribeiro, presidente da Comissão de Mediação, acredita que iniciativas como esta atuam de forma a quebrar paradigmas de alguns advogados sobre a mediação. “É um projeto excelente, visto que existe hoje uma necessidade de se difundir os métodos adequados de tratamento de conflito, e essa é uma boa oportunidade da OAB utilizá-los”.

Para a presidente da Comissão, em um futuro próximo os processos se iniciarão com a mediação, sistematizando assim uma cultura de paz, uma vez que os advogados, que são colegas, terão mais espaços de diálogos e soluções que sejam interessantes a ambos os lados.

Sandra Lima Alves Montenegro, mediadora e membro da Comissão de Mediação, contou que a atuação dos mediadores visou melhorar a comunicação entre as partes. “Às vezes precisamos dividir o assunto em vários eixos diferentes para conseguirmos tratar de cada um dos temas. Eu acho que as partes terminaram bem satisfeitas com o acordo”.

Para Rochele Peixoto, advogada, a experiência foi positiva. A técnica de mediação possibilitou a resolução do conflito por meio da conversa, sem precisar judicializar. “A experiência foi muito boa, é interessante pois eu poderia me prejudicar e na mediação a gente conseguiu solucionar todo o conflito que havia”.

Os atendimentos são realizados de 9h às 20h e ocorrerão até sexta-feira (4). O próximo mutirão está programado para ocorrer na última semana de outubro.

Os membros da Comissão que participam da ação são Adriana Martins Ximenes, Aline Pinheiro Viegas, Ana Paula Castellani da Silva, Benigna Araujo Teixeira Maia, Cecília Maria Pinheiro Montenegro Bugarin, Cláudia Nanci Soares, Decio Guimarães, Débora Lorena Freire Batista, Elidamaris da Silva Albrecht, Fabiana Ramos de Camargo, Laís Marques Santos Fidelis, Marcio Senise, Magaly Abreu de Andrade Palhares de Melo, Maria Eliza Lopes, Sandra Lima Alves Montenegro e Shirlei Lins Conceição.