EMENS PEREIRA É O MAIS NOVO CIDADÃO HONORÁRIO DE BRASÍLIA

Emocionante homenagem marcou o Dia do Advogado. O vice-presidente da OAB/DF, Emens Pereira, recebeu nesta quarta-feira (11/8), por sua trajetória de luta na advocacia, o título de Cidadão Honorário de Brasília. A outorga foi sugerida pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro, que trouxe para dentro da casa do advogado uma sessão solene que tradicionalmente é realizada na Câmara Legislativa. “Fico muito feliz de trazer a Câmara pra cá. É uma oportunidade histórica, e não vou esquecer jamais”, ressaltou Emens.

Raimundo Ribeiro falou que a indicação de nomes para títulos é muito criteriosa e que a escolha por Emens Pereira é fruto da sua trajetória extraordinária de trabalho para a advocacia e a sociedade. “Brasília se sente honrada de ter um cidadão como o Dr. Emens. Ele escreve a cada dia mais uma página da história de Brasília, pelo trabalho que desenvolve e por tudo o que se dispõe a enfrentar”.

O deputado Chico Leite anunciou: “Minha presença significa que o senhor é que honra o título, não o inverso. Se há alguém entre nós que simboliza a construção conciliatória, sem abrir mão de princípios, é o Dr. Emens”.

Em meio à solenidade, uma carta escrita pelo ex-juiz e advogado Maurício de Campos Bastos foi lida para homenagear Emens, que entre outras coisas falava da coragem de trocar uma brilhante carreira nas forças armadas pela advocacia.

A época em que atuou nas forças armadas e toda sua caminhada até a vice-presidência da OAB/DF foi lembrada pelo advogado e amigo Milton Antonio Paduan. “Emens pautou sua vida pela inteireza de caráter, arrojo, patriotismo e fervorosa capacidade profissional”. Quando foi convocado para as forças armadas, na década de 70, Emens era preparador da equipe de atletismo do exército. Para que entrassem em forma, Paduan lembrou que Emens levava os atletas de madrugada em um caminhão para uma estrada de terra no meio do cerrado e dava a seguinte orientação: “Vou deixá-los aqui e vou esperá-los a quinze quilômetros à frente. E tomem cuidado, senhores, pois há onças nesse cerrado”. O resultado disso foi que a equipe venceu por oito anos consecutivos as competições de atletismo no Planalto Central. Paduan finalizou desejando a Emens que ele seja sempre prisioneiro de sua simpatia e humildade.

Em seu discurso, o vice-presidente da OAB/DF disse que divide a honraria com todos os advogados. “Esse exército de que eu faço parte agora é um exército desarmado, mas armado de ideias, de trabalho, conseguiu tirar esta casa das cinzas. Em seis meses de trabalho, a Câmara Legislativa vem aqui em reconhecimento, principalmente, da respeitabilidade que estamos tendo na sociedade”.

A sessão solene da Câmara Legislativa em homenagem ao vice-presidente da OAB/DF e ao Dia do Advogado faz partes das comemorações do mês do advogado. Clique (aqui) e confira a programação completa.