Entrega de carteiras: OAB/DF recebe 63 novos advogados e advogadas

Nesta terça-feira (22/11), 63 novos profissionais receberam a tão sonhada carteira da Ordem em solenidade organizada pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). A cerimônia que aconteceu de forma híbrida (presencial e com participações remotas) foi conduzida pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, enfatizou a importância de se constituir um advogado e advogada respeitados, para no fim colher tudo o que plantamos. “Hoje nós somos todos iguais, todos advogados e advogadas: nós que estamos aqui há mais tempo e vocês que foram recebidos hoje. Há 22 anos atrás eu estava recebendo minha carteira da Ordem, estava plantando o que estou colhendo hoje. Eu desejo muito sucesso nessa plantação que vocês estão começando agora, e na colheita que é eterna. Cada dia temos que aprender e seguir em frente, por isso a colheita é eterna. E acima de tudo, construir nosso nome, e um nome respeitável. Para o que vocês precisarem, a Casa estará disponível durante todos os 365 dias do ano”, disse Délio.

A oradora da turma, Patricia Ribeiro Pelegrini, falou da importância do caminho traçado por ela e seus colegas para atingirem esse objetivo de se tornarem advogados e advogadas. “A aprovação no exame da OAB é um momento especial e de plenitude. Só nós sabemos o que passamos para chegar até aqui. Dias e noites de privação de sono, cobranças, inseguranças, dúvidas, ansiedade, medo e muitas lágrimas. Muitos chegaram a duvidar de si, se eram capazes de superar esse exame. Outros questionaram a própria escolha e vocação diante de uma prova cada vez mais rigorosa, onde os concorrentes somos nós mesmos. O exercício da advocacia é um chamado vocacional e para um chamado dessa magnitude, não nos acovardamos ou desistimos. A advocacia é um sacerdócio e das mais honrosas profissões, o advogado é o guardião das liberdades, da vida e do patrimônio.”

Cristina Motta, paraninfa da turma, lembrou que a caminhada na advocacia é linda, porém ela não é fácil. “É demorado e difícil a caminhada, ela exige muito de nós para construirmos um nome na advocacia e sermos respeitados. Por isso, não te comprometes, não cruze linhas que tu não pretendes; pois tu és tudo o que tens. Comemorem cada êxito, ainda que pequeno. Ele significa muito na construção da tua história, mas não fiquem muito convencidos, não importa o quão bom vocês sejam, nunca deixem que a vaidade chegue antes de vocês. Para advogar é preciso essa compreensão, senso crítico do Direito, fé na justiça, e inteligência emocional e cognitiva para a persecução do Direito. Ainda que vocês misturem todos esses ingredientes, haverá vezes que o êxito não virá: perseverem”, finalizou.

Mais fotos da cerimônia

Confira a solenidade na íntegra

Comunicação OAB/DF

Fotos: Roberto Rodrigues