FAJ DISCUTE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA NA UCB

Brasília, 11/11/10 – A Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) encerrou na sexta-feira (05/11) o Ciclo de Palestras que iniciou no mês de agosto. O tema abordado foi “Assistência Jurídica e Cidadania”, na Universidade Católica de Brasília (UCB). O professor Melillo Diniz, diretor do curso de Direito da UCB, foi o palestrante.

A relação entre cidadania e acesso à Justiça foi o ponto de partida da explanação. Diniz destacou também a forma pela qual se dá a assistência judiciária no Brasil, com destaque para os modelos adotados pela FAJ e pelos núcleos de práticas jurídicas implantados por instituições de ensino superior em todo o país. “Faz parte da tradição entre os advogados brasileiros esta união para contribuir com a realização da justiça, da cidadania”, afirmou.

A vice-presidente da FAJ, Dra. Lúcia Bessa, avaliou positivamente a realização do ciclo de palestras. “Foi um sucesso. Realizamos cinco eventos e em cada instituição os auditórios estavam lotados. É importante que a assistência judiciária seja discutida onde se formam os advogados. Os estudantes passam a compreender que os mais necessitados têm de exercer o direito de ter direitos”, destacou.

A Fundação conta hoje com 83 advogados voluntários em cinco núcleos de atendimento: dois no Plano Piloto, um em Taguatinga, outro em Sobradinho e o quinto em Santa Maria. Segundo Lúcia Bessa, cada vez mais advogados manifestam interesse em trabalhar como voluntários. Todas as unidades contam com estrutura e pessoal qualificado para excelência no atendimento ao cidadão carente. “Atendemos a todos com estrutura de primeira linha. Quem busca a FAJ é valorizado não só pela garantia de acesso à Justiça, também pela qualidade do atendimento que prestamos”, concluiu.

Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação da OAB/DF