Itapoã ganha terreno para Fórum

A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, participou nesta sexta-feira (8) de cerimônia que comemorou a doação de um terreno para as futuras instalações do Fórum de Itapoã, na Área Especial, Quadra 378. Estiveram presentes o vice-presidente do TJDFT, desembargador Estevão Maia, o administrador regional de Itapoá, o conselheiro da OAB/DF Everardo Alves Ribeiro, e o Secretário da Agência de Infra-Estrutura e Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, que representou o governador Joaquim Roriz, entre outras autoridades.

“A construção de um fórum significa a chegada da cidadania em Itapoá, pois a cidadania só começa quando a população tem acesso aos advogados, aos juízes, aos tribunais. Há um excesso de processos no Fórum do Paranoá, e o novo fórum vai desafogar os trabalhos, além de poder oferecer um serviço jurisdicional muito melhor. Quem ganha com isso é a sociedade”, afirmou Estefânia Viveiros.

O desembargador Estevão Maia adiantou que o Fórum de Itapoã atenderá uma população de cerca de 90 mil pessoas, vai ocupar um espaço de 6 mil metros quadrados, e terá inicialmente seis varas. Ele lembrou, no entanto, que o início das obras depende de orçamento da União, e exortou a população a cobrar as verbas por meio de seus representantes.

A presidente Estefânia Viveiros acrescentou que o governo do Distrito Federal já fez o seu papel doando o terreno. “A situação do DF é especial, pois dependemos de verbas do governo federal. Está na hora da União se conscientizar de que é preciso não apenas criar novos fóruns, mas aprovar, por exemplo, o aumento do número de profissionais que ali trabalham, melhorando sua infra-estrutura”.

Também presentes à cerimônia, o Secretário de Obras do DF, Roney Nemer, o Secretário de Ação Social, Gustavo Ribeiro, a presidente da Amagis, Maria Isabel da Silva, a desembargadora Carmelita Brasil, o desembargador Vasquez Cruxên, o procurador do MPDFT, José Firmo Reis Soub, o senador José Roberto Arruda, e o administrador do Paranoá, Marco Aurélio de Carvalho.