Mais 92 advogados e advogadas ingressam na Ordem

Na manhã desta quinta-feira (28/5), semana em que completou 60 anos de atividades, a OAB/DF recepcionou 92 novos inscritos. Em cerimônia virtual e emocionante, os novatos foram recebidos por toda a diretoria da Ordem, conselheiros federais e seccionais e integrantes de comissões, subseções e da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF).

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, destacou a importância da advocacia, especialmente neste momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Este é um momento muito especial, mais ainda por estarmos na semana de comemoração do aniversário de 60 anos da nossa Casa. Celebrações estas que acontecem em meio a um período de pandemia, com suas implicações e com muitas pessoas precisando de apoio. Então, é importante nos lançarmos a reflexões sobre o nosso papel como advogados e advogadas e o papel da Ordem como instituição”, pontuou.  

Para representar os novos colegas de profissão, o escolhido foi Lucas Lopes da Silva, que destacou a importância da defesa das prerrogativas da advocacia. “Que tenhamos sempre o orgulho de dizer que somos advogados, que sejamos os maiores defensores de nossas prerrogativas sabendo que somos peças essenciais à administração da justiça. E, exatamente por isso, devemos recuperar o prestígio da advocacia, afinal, uma advocacia unida será sempre mais forte e respeitável. Devemos sempre lutar por isso. Honrar a ordem é um dever nosso”, completou.

O presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi o paraninfo da turma e deixou dicas para a nova advocacia. “Tracem metas para o que querem alcançar e, para isso, é necessário dedicação e estudos constantes. A carteirinha que vocês recebem hoje é um passaporte para a cidadania. Trabalhem para vocês e, especialmente, para a sociedade, para ajudá-la a se tornar melhor. Sejam leais ao Direito e tenham sempre atitudes éticas”, aconselhou o jurista.

Participação ativa
A conselheira seccional Myriam Mendes ficou responsável por expor ao novos colegas a importância das comissões na Ordem. “Parabéns a todos! É lindo ver o olhinho de vocês brilhando de felicidade. Nem mesmo o ambiente virtual apaga o brilho desta solenidade”, disse. “Aproveitem tudo o que a Casa pode oferecer, participem das comissões e saibam que estamos totalmente de braços abertos”, ressaltou.

O presidente da Subseção de Sobradinho, Márcio Caixeta, representou as 12 subseções que fazem parte da Ordem. “Sejam bem-vindos à Seccional e a todas suas subseções. Saibam que a OAB/DF dá 100% de apoio para elas. Participem também das comissões dentro das subseções. Se informem onde é a mais próxima de vocês e corram atrás de auxílio e companheirismo. Boa sorte e bons honorários!”, desejou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa, destacou o importante trabalho que a instituição vem fazendo durante a pandemia. “A Caixa é o braço assistencial da OAB/DF, e estamos sempre trabalhando por vocês. Desenvolvemos, neste período, uma plataforma de informações sobre o novo coronavírus para que vocês se atualizem sempre. Temos disponibilizado também atendimento online. Conheçam tudo o que estamos fazendo pela advocacia do DF em nossas redes sociais. E saibam que são coisas que representam o cuidado que temos com a advocacia. A partir de hoje estamos lado a lado”, afirmou.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiário sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)