OAB/DF dá boas-vindas a 123 novos profissionais do Direito

Em clima de euforia e muita emoção, a diretoria e membros do conselho da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) deram boas-vindas a 123 novos profissionais do Direito. Ao longo de quatro solenidades de entregas de carteiras, a jovem advocacia foi recebida entre segunda (18/10) e terça-feira (19/10) de forma híbrida, presencial e com transmissão pelo canal do YouTube da Ordem.

As solenidades foram conduzidas pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, que ressaltou a importância de ter coragem e definir um propósito para a carreira. “Eu quero te encorajar a deixar o medo do lado de fora, porque existe um mundo aí fora esperando por você. Eu costumo ouvir que nós somos um milhão e 300 mil advogados hoje no Brasil, e é verdade. Mas, o que eu quero dizer para você, é que existe um lugar, existe um grupo de pessoas que está esperando por você, para você ser o portador de boas novas e de mudanças para aquela comunidade ao seu redor. Então, saia daqui com a responsabilidade de carregar duas coisas dentro do seu coração: o propósito e a coragem”, ressaltou a presidente.

Presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno

Nas cerimônias de segunda-feira (18/10), 60 novos advogados e advogadas ingressaram nos quadros da OAB/DF. Na primeira turma, a oradora foi a Ana Vitória Bokos que destacou a honra de representar a turma na ocasião. “Nós nos reunimos hoje em uma cerimônia de compromisso, que é motivo de celebração pelo fim de uma etapa e início de outra em nossas vidas. Esse marco temporal traz consigo o dever de agir eticamente e de honrar com a nossa profissão”, afirmou.

Presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, oradora Ana Vitória Muniz Bokose e diretor tesoureiro Paulo Maurício

A presidente da Comissão de Direito de Família da Subseção de Taguatinga da OAB/DF, Marcela Mª Furst, ficou a encargo de ser a paraninfa da turma. Para ela, “o paraninfo tem a importante missão de servir como conselheiro. E, ser paraninfa desta turma de novos advogados e advogadas, é a oportunidade de agradecer a honra de ser homenageada e também dar um último conselho antes de vocês seguirem para a profissão”, pontuou.

Presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, paraninfa Marcela Mª Furst e diretor tesoureiro Paulo Maurício

Confira a íntegra da solenidade aqui.

Na entrega de carteiras da tarde, o orador Paulo César Amaral Alves destacou os desafios enfrentados com a pandemia e a vitória de chegar a esse momento. “O cenário pandêmico ocasionou muitas aflições, incertezas, medos e questionamentos sobre o futuro a qual pertencemos. Certo é, o quadro fático não foi obstáculo para nós conquistarmos nosso lugar nesta Casa, a OAB/DF. Nossos sonhos foram combustíveis imprescindíveis para concluirmos as lutas traçadas e, hoje, concretizarmos o que seria um sonho não muito distante: ser advogados”, disse.

Orador Paulo César Amaral Alves

O padrinho da solenidade foi o advogado e professor Marcos Aurélio Melo, que levou os novos profissionais a uma reflexão sobre a importância da profissão. “É através do nosso ofício que os nossos clientes podem ter seus direitos resguardados, a integridade mantida, a dignidade garantida e a paz estabelecida. E eu lhes garanto e asseguro que lutar pelo direito e fazer prevalecer a justiça diante de tantas atrocidades da sociedade contemporânea traz uma sensação indescritível”, afirmou. Ao final do seu discurso, o paraninfo obteve, em alto e bom som, o “sim” de todos os presentes para exercer a advocacia.

Paraninfo Marcos Aurélio Melo e diretoria da Casa

Confira a íntegra da solenidade aqui.

SOLENIDADE TERÇA-FEIRA (19/10)

Já nesta terça-feira (19/10),63 novos profissionais do Direito fizeram parte de duas solenidades. A turma da manhã teve como paraninfo o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF), Rafael Oliveira, que ressaltou que exercer a advocacia é um ato para a vida toda.

“Esse estado nosso, essa nossa função, ela é para sempre. Cada um de nós seremos advogados para o resto da vida, porque esse compromisso que acabamos de fazer é um compromisso constante. Porque independente de você poder exercer a advocacia, você vai continuar sendo advogado, pois você não vai se calar quando ver uma injustiça acontecendo. A nossa fome e sede de justiça nos move todos os dias”, afirmou o paraninfo.  

O paraninfo Rafael Oliveira entregando a carteira para o orador Edmar de Sousa Nogueiro Segundo

Escolhido como orador da turma, Edmar de Sousa Nogueiro Segundo destacou a importância do momento solene. “Lembraremos do dia de hoje para o resto de nossas vidas, já que a partir de agora podemos exercer nosso chamado vocacional e integramos de forma plena a luta em prol da justiça e da democracia”, disse.

Confira a íntegra da solenidade aqui.

Na solenidade da parte da tarde, para trazer uma palavra de encorajamento e força para a nova advocacia, o paraninfo foi o diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira. Com muita emoção, houve uma feliz coincidência no dia, tempos atrás, antes do Exame de Ordem da oradora Neuziane Lima, o paraninfo lhe entregou caneta, água e desejou boa sorte na prova. Tempos depois, hoje, culminou dela ser a oradora e ele o paraninfo na entrega de sua carteira.    

O diretor tesoureiro e paraninfo Paulo Maurício entregando a carteirinha à oradora da turma Neuziane Lima Duarte

Segundo o diretor, a advocacia é desafiadora, mas também muito prazerosa e uma carreira para escolhidos. “Vocês não escolheram a advocacia, a advocacia escolheu cada um de vocês para estar hoje aqui. Ao serem aprovados no Exame de Ordem, que, sim, é muito difícil, mas é extremamente necessário, vocês foram escolhidos pela sociedade, por todos que participam do processo de formação da advocacia para que tenham agora a imensa responsabilidade de patrocinar a defesa das pessoas físicas e jurídicas que vão lidar”, elencou Paulo Maurício. 

A turma teve como oradora a nova advogada Neuziane Lima Duarte, que reconheceu e agradeceu a caminhada de todos. “Chegar até aqui certamente não foi fácil. Desde o dia que entramos na faculdade para cursar a graduação em Direito, tivemos que abdicar de muitas coisas e superar os inúmeros desafios que foram surgindo ao longo do tempo. Mas, hoje, estamos preenchidos e com o sentimento de que, Graças a Deus, nós vencemos”, finalizou.

Confira a íntegra da solenidade aqui.

As fotos das solenidades estão disponíveis no Flickr da OAB/DF. Acesse aqui.

Texto: Neyrilene Costa

Comunicação OAB/DF