OAB/DF Digital e ESA firmam parceria com Finted e Jusbrasil para lançar curso de inovação na advocacia

A primeira ação educacional do programa “Carreiras TEC”, da OAB/DF, busca criar condições para uma maior inserção dos profissionais no mercado da advocacia. O conceito-chave do projeto é empregabilidade.

Ainda em 2020, o diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, buscou referências no cenário de Direito e Tecnologia no Brasil para elaborar um programa educacional diferente de todos os outros da Ordem: um curso de inovação na tecnologia.

O curso possui o mesmo objetivo dos outros cursos da Escola Superior da Advocacia: capacitar e preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Mas dessa vez, o foco é em habilidades e conhecimentos que extrapolam o Direito e chegam na interface entre o mundo jurídico e a tecnologia – um currículo que tem sido cada vez mais requisitado no mercado.

Para quem é o Carreiras TEC?

Ele é destinado para advogados, estagiários e demais interessados em aprofundar conhecimentos nas relações entre Direito e Tecnologia, bem como sobre as inovações e ferramentas tecnológicas que estão transformando a prestação de serviços jurídicos.

A formação contará com aulas teóricas e práticas e, no último módulo, os alunos desenvolverão projetos reais de implementação de uma tecnologia ou de um novo serviço jurídico em um escritório de advocacia.

Essas atividades serão realizadas sob orientação de professores do curso e serão avaliadas não apenas pela coordenação do curso, mas também por outras referências do mercado jurídico do Distrito Federal, a fim de alcançar feedbacks ainda mais assertivos e facilitar o objetivo final do curso: a empregabilidade dos participantes do programa.

 Clique aqui para se inscrever

Dinâmica e objetivos

A capacitação será totalmente on-line e com aulas telepresenciais a partir de 2 de março, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h, por meio da plataforma Zoom.

A turma será limitada a apenas 70 (setenta) vagas. A carga horária do curso é de 50 horas, entre aulas e atividades práticas orientadas.

O corpo docente será bastante diferenciado: todos os professores são especialistas em direito e tecnologia, dentre líderes da área de inovação de grandes escritórios e representantes de startups que desenvolvem tecnologia de ponta para o mercado jurídico.

Alguns dos temas abordados são a elaboração de estratégias para aplicação de inteligência artificial, a automação de documentos, como utilizar da jurimetria e do legal design e como fazer uma gestão de projetos eficiente para serviços jurídicos.

“O uso de tecnologia na área do Direito e a inovação nos serviços jurídicos têm transformado a nossa profissão no mundo todo. O curso com a ESA/DF traz as novas soluções para a organização das milhares de informações nos processos, contratos e demais documentos jurídicos, para apoiar as atividades do dia a dia e a tomada de decisão, para gerar melhores resultados”, esclarece Alexandre Zavaglia, que é diretor da Finted e coordenador-geral do curso.

Se saber usar as ferramentas é uma nova oportunidade, Zavaglia considera que não menos importante é entender quais são os caminhos e as inovações que podem apoiar os advogados na solução de um problema jurídico e para alcançar os melhores resultados. Por isso, as novas tecnologias são apenas ferramentas, que sempre dependem do conhecimento técnico dos profissionais de cada área.

A formação contará ainda com a participação muito próxima da coordenação e de advogados convidados para uma mentoria especializada, para proporcionar aos alunos o conhecimento e o ambiente para a criação de um projeto real de implantação de uma dessas tecnologias ou de novos serviços jurídicos em um escritório de advocacia.

Valores e vagas disponíveis

Diante da relevância do curso, a ESA/DF e os apoiadores do curso firmaram uma parceria com condições financeiras diferenciadas para a advocacia do Distrito Federal.

Essa primeira formação do Carreiras TEC contará com um desconto de 50% sobre o valor total para advogados e estagiários inscritos na OAB/DF que estejam com situação cadastral e financeira regular junto à seccional.

O Investimento para o público em geral, sem desconto, é de 4x de R$ 245,00. Já os advogados e estagiários inscritos na OAB/DF, em situação regular, pagarão apenas 4x R$ 122,50.

Para garantir a qualidade do curso, a turma está limitada a 70 pessoas. Após a formação desse grupo, os demais interessados terão de aguardar a desistência de inscritos ou, então, a abertura de novas turmas.

Vagas limitadas. Clique aqui e se inscreva agora!

Empregabilidade

“Empregabilidade é conceito-chave do Carreiras TEC. Queremos inserir advogados no mercado de trabalho. Essa formação que estamos oferecendo traz formação técnica e encaminhamento profissional. Queremos que o profissional tenha emprego. Esse é o aspecto essencial”, explica o diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, que é o coordenador-geral e idealizador do Carreiras TEC.

“O Carreiras TEC é uma iniciativa pioneira da OAB/DF e busca atender uma demanda do mercado e dos próprios advogados por um saber mais convergente com a nova realidade da advocacia, que é marcada pelo uso massivo da tecnologia e da incorporação de conhecimentos tecnológicos no dia a dia dos profissionais”, afirma o diretor-geral da ESA/DF, Fabiano Jantalia.

Não perca! Clique aqui e inscreva-se já!

Informações finais

Inscrições abertas para o “Curso de Inovação na Advocacia: casos práticos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos” do Carreiras TEC oferecido pela ESA/DF em parceria com a Finted e apoio da Jusbrasil

Início: 2 de março
Dias: terças, quartas e quintas-feiras
Horário: 19h30 às 22h
Carga-horária: 50h

Informações: www.esadf.org.br/carreiras-tec

Leia mais aqui sobre o lançamento do Carreiras TEC