OAB/DF prestigia inauguração da Sala da OAB no TST

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) prestigiou nesta terça-feira (30/08) a inauguração da Sala da OAB “Alberto Simonetti Cabral Filho”, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O espaço foi batizado em homenagem ao legado do ex-presidente da OAB-AM, que dirigiu a seccional por quatro mandatos, e pai do presidente da OAB. 

“Em nome da advocacia brasileira, quero registrar a nossa imensa gratidão pela oportunidade de eternizar a memória de um grande líder da advocacia. Hoje é um dia de muita emoção. Na verdade, desde que assumi a presidência da OAB tem sido assim: uma emoção atrás da outra. Lutar pela advocacia é batalhar pela esperança. A cada prerrogativa conquistada, ganhamos mais força, mais brilho e mais pulsão de vida. Por isso, o batismo da Sala da Advocacia deste tribunal, com o nome do meu pai, é uma homenagem à história da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse Simonetti em seu discurso.

O presidente do TST assinala a importância de um cenário colaborativo entre a magistratura e a advocacia na consagração da Justiça e na busca da pacificação social. “Neste espírito de colaboração mútua, o TST sempre preservou a grata satisfação de disponibilizar espaço de apoio destinado ao acolhimento da advocacia, cuja atuação é indispensável à administração da Justiça. Este é o objetivo desta sala, à qual tivemos a iniciativa de atribuir o nome do saudoso advogado e amigo Alberto Simonetti Cabral Filho, conforme proposta aprovada a unanimidade pelo Órgão Especial desta corte”, afirmou Emmanoel.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., ressalta que se trata de uma justa homenagem. “Parabenizo a iniciativa e o nosso presidente e amigo, Beto Simonetti. A advocacia ganha hoje mais um merecido e equipado espaço de apoio.”

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, destaca o ganho para a Classe com a nova sala e com a homenagem. “A advocacia ganha em dobro por ter um espaço equipado e moderno como ponto de apoio para toda advocacia com estações individuais de trabalho, sala privada para atendimento ou reunião, e ganha também por esse espaço carregar o nome de um advogado que é lembrado pelo seu legado. Uma sala para uso dos advogados e das advogadas no TST é o reconhecimento do trabalho e da atuação da advocacia no judiciário brasileiro.”

O diretor de Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, destaca o simbolismo da iniciativa. “Foi uma merecida homenagem à família Simonetti,”

Homenageado

Além do presidente da OAB, outros familiares do homenageado participaram da cerimônia de inauguração da Sala da Advocacia. A viúva Maria do Carmo Ribeiro Simonetti Cabral e o filho Alberto Simonetti Cabral Neto acompanharam a solenidade. 

“Com Alberto Simonetti Filho, aprendi que o coração é a maior fonte da sabedoria humana – e que vem dela a tradição mais universal que podemos experienciar. Para ele, razão e emoção eram irmãs siamesas: não existe racionalidade sem amparo de um coração pulsante”, disse Simonetti. “Meu pai era um homem que amava as miudezas da vida. Gostava de contar sobre sua infância dura, de origem muito humilde. Sua grandeza maior vinha de seus sonhos, que eram gigantes e permeados de coletividades. Seus êxitos provinham dos valores firmes que aprendeu em casa, e sempre dizia: ‘Não há sucesso na advocacia se não for pelo caminho da ética’”, acrescentou ele.

Serviço

Sala da OAB “Alberto Simonetti Cabral Filho”

Local: 1º andar do bloco A do edifício-sede – Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
Informações: (61) 3043-4300  

Comunicação OAB/DF com informações da OAB e do TST
Fotos: Raul Spinassé/CFOAB