OAB/DF promove palestra sobre escuta de crianças vítimas de abuso sexual intrafamiliar

A Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), promoverá amanhã, sexta-feira (21/05), a palestra Escuta de Crianças Vítimas de Abuso Sexual Intrafamiliar no Âmbito da Justiça: Protocolos e Legislações, às 19h, no instagram oficial da OAB/DF (@oabdf).

A palestra contará com a participação do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., com a presidente da Comissão, Selma Frota Carmona, e também com o supervisor do centro de referência para proteção integral da criança e do adolescente em situação de violência sexual da vara da infância e da Juventude, Reginaldo Torres Alves Junior.

Idealizado para a conscientização de proteção às crianças, o evento visa abordar o tema de forma mais ampla, pois quer alertar à necessidade da escuta. “As crianças avisam, elas dão sinais, quando estão sendo abusadas, precisamos prestar atenção” disse Selma. 

Haverá explicações sobre a escuta especial de crianças e legislações especialmente desenvolvidas. O debate quer falar sobre proteção e cuidados com crianças, para que pais e professores tenham mais atenção aos sinais apresentados, saibam quais procedimentos seguir, e quais ferramentas da lei poderão ser usadas nos casos. 

A quarta edição da cartilha da criança e do adolescente, elaborada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança Adolescente e Juventude da OAB/DF fala dessa temática. Pode ser visualizada e baixada aqui, a campanha “Acredite nas Crianças: Escute, Observe e Denuncie” está nas redes sociais da OAB/DF. 

Texto: Rayssa Carneiro (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF