OAB/DF realiza evento sobre “O Protagonismo da Mulher Advogada Negra e as Novas Perspectivas na Advocacia”

A Ordem dos Advogados Seccional do Distrito Federal promoveu, por meio da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, nesta terça (26), o debate “O Protagonismo da Mulher Advogada Negra e as Novas Perspectivas na Advocacia” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Latinoamericana, Afro-caribenha e da Diáspora (25 de julho).
O evento foi prestigiado pelo Dr. Beethoven Andrade, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, e contou como mediadores do debate: Cristiane Damasceno, vice-presidente da OAB/DF; Issa Victor Wendmangde, membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, e com Moises dos Santos Brandão, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Sobradinho da OAB/DF. Também participaram como debatedores Josefina dos Santos, diretora de Igualdade Racial e Social da OAB/DF; Leidelany Amaral, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Taguatinga da OAB/DF e Patrícia Guimarães de Souza, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Gama e Santa Maria da OAB/DF.

Completaram a mesa de debatedores, Valquíria Durães da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Samambaia da OAB/DF; Liciane dos Santos, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Guará da OAB/DF; Mirely Figueira, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Águas Claras da OAB/DF; Jéssica Silva, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Ceilândia da OAB/DF; Grazielli Diniz, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção de Sobradinho da OAB/DF; Kacilia Bayma, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Subseção do Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas da OAB/DF, e Fernanda Pereira, secretária-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF.

ABERTURA

Cristiane Damasceno iniciou o evento falando do valor da Comissão de Igualdade Racial para essa gestão na OAB/DF. “Temos hoje essa comissão porque damos importância ao tema. E nossa Comissão de Igualdade Racial, junto com a nossa diretoria, executam um trabalho sensacional, que nunca apareceu tanto na mídia como está aparecendo hoje em dia”, declarou.
Logo após as falas de abertura da vice-presidente da OAB/DF o evento contou com a apresentação musical da cantora Prethaís, que atua em movimentos sociais em prol da sociedade preta.

EMPODERAMENTO

Os debatedores explicaram o que a sociedade e a advocacia podem fazer para ajudar no enfrentamento do racismo. A dra. Valquíria falou da importância do empoderamento nesse confronto ao racismo. “Temos que mostrar que a nossa cor não diz quem somos. O nosso passado é lugar de referência e não de permanência. Hoje eu tenho netas negras que sentem muito orgulho de ser quem são.”
A diretora de Igualdade Racial e Social da OAB/DF, Josefina dos Santos, discorreu sobre a necessidade de servir como referência para outras mulheres negras. “Se esse debate conseguir alcançar outras mulheres, seria interessante para podermos passar uma mensagem e o mais importante, ouvi-las.”

ADVOCACIA

Beethoven Andrade relatou a relevância que tem a atual gestão da OAB/DF separar 30% das vagas para advogados e advogadas negros. “A gente quer que essa reserva de vagas funcione e seja cumprida.”
A vice-presidente da OAB/DF Cristiane Damasceno complementou as falas do Beethoven dizendo: “Nossa gestão não tem a menor dificuldade de trazer essas pautas, pois a gente se preocupa em ser uma OAB representativa e inclusiva.”
A Dra. Josefina encerrou o debate expressando a necessidade da união das mulheres advogadas negras. “Nós não podemos decepcionar quem veio muito antes de nós para que a gente pudesse ter oportunidade de estar aqui falando. É importante estarmos ocupando cargos na advocacia para que no futuro possamos estar ocupando a presidência da OAB Nacional. Vamos nos acolher, porque a OAB é a casa da cidadania, é nossa casa”, finalizou.

Confira aqui o evento na íntegra

Texto por André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF