OAB/DF recebe 123 novos advogados e advogadas

Nesta quinta-feira (26/01), 123 novos profissionais prestaram juramento em duas cerimônias organizadas pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Foram as duas primeiras solenidades para a entrega de carteiras de 2023, sendo que, pela manhã, estiveram presentes 62 novos advogados e advogadas e, pela tarde, 61.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., iniciou a sessão da manhã enfatizando a satisfação de dirigir a mesa solene da primeira entrega de carteiras de 2023. “É uma alegria estar aqui com vocês. Esta é a nossa primeira entrega de carteiras do ano, assim sejam muito bem-vindos à nossa Casa e, para o que vocês precisarem, estaremos disponíveis durante os 365 dias do ano”, disse Délio.

Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF, agradeceu aos presentes e aos que participavam virtualmente e afirmou: “A advocacia não é uma profissão como qualquer outra. Temos um papel constitucional e vocês fizeram um juramento de defender a Constituição, a ordem jurídica, o estado democrático e a rápida administração da Justiça. Isso tem que nortear o caminho de vocês! Saibam que, além da advocacia, há o papel desta Casa diante da sociedade. Hoje, vocês se prestam a fomentar e a proteger a sociedade de inúmeras formas”.

Solenidade da manhã

A oradora da turma, Yohanna Lohanne, enfatizou que o dia será uns dos mais marcantes na vida dos novos profissionais e pontuou que o ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil não é uma mera certificação, mas a possibilidade de integrar-se à história de luta em prol da Justiça. “Não iremos nos acovardar e muito menos desistir, a advocacia é uma das mais honorárias profissões e o advogado é o guardião da vida e do patrimônio.  Nossa missão é das mais nobres. Somos nós que devolvemos aos nossos clientes a liberdade, ou a inocência, os bens, o sustento, a reparação por danos. Eu lhes asseguro que lutar pelo direito e ver a justiça prevalecer traz uma sensação inenarrável e que sem advogado não há justiça e sem justiça não há direito,” discursou.

Andrielle Bernardes, paraninfa da turma, destacou que novos advogados são a renovação da OAB e os comparou a um bebê recém-chegado a uma família. “Vocês são tão competentes como nós que estamos aqui há mais tempo, vocês são advogados. Quando um bebê chega em uma família, tudo que está à volta muda e ele renova a esperança e resgata os valores.  Quando novos advogados chegam na nossa família, porque a OAB é uma família, vocês trazem essa mesma sensação. Temos o dever de tornar a OAB melhor para vocês, porque vocês são o que unem a gente,” disse Andrielle.

Assista na integra a cerimônia da manhã

Solenidade da tarde

A oradora da turma, Cora Maria, destacou a sua trajetória e a de seus colegas, lembrando que, embora pareçam iguais, são recheadas de particularidades. “Acredito que temos um ponto em comum. Não foi fácil! Foram noites viradas estudando para a provas, horas de trabalhos seguidos de horas de estudos e a ansiedade na espera dos resultados. Uma montanha russa de emoções.

Cora, também, fez menção à maior crise sanitária da atual geração, a pandemia do coronavírus,  que colocou muitos obstáculos na jornada de cada um.

“Agora, estou certa de que compartilhamos do mesmo sentimento de recompensa, de conquistas, de felicidade, de alívio e de gratidão por todos aqueles que nos ajudaram e nos incentivaram: colegas, amigos, familiares e professores. Somos, oficialmente, advogados e é importante lembrar que ser advogado não é apenas um título a se orgulhar. Se o Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição em última instância no Judiciário, o advogado deve sê-lo a qualquer momento e em todo lugar,” concluiu Cora.

Tailândia Santos, paraninfa da turma, apontou o quão importantes são essas carteiras para a vida dos profissionais. E aos novos membros da casa, disse que eles estão vivenciando o resultado de um grande esforço que cada um teve. “A escolha que fizemos dita a vida que levamos”, assinalou.

A paraninfa falou sobre a difícil conquista de sua própria carteira da OAB, por ser a primeira formada da família, a primeira advogada. “Na bagagem tinha apenas medo de um futuro incerto e a certeza de que, de algum modo, daria certo, pois na realidade não existia a possibilidade de dar errado. Ao longo da caminhada, alguns de vocês que estarão em pleno exercício da profissão sentirão um frio na barriga, quando fizerem o seu primeiro atendimento sozinho; ao peticionar pela primeira vez; ao cobrar seu honorário. Não tenham medo de pedir ajuda, não tenham vergonha de dizer que vocês têm dúvidas. Parem, respirem e lutem”, aconselhou Tailândia.

Assista na integra a cerimônia da tarde

Confira as fotos da manhã / tarde

Fotos: Roberto Rodrigues

Texto: Bruno Alarcão (estagiário sob supervisão de Letícia Marchi)

Comunicação OAB/DF — Jornalismo