OAB/DF recebe 43 novos profissionais

Na tarde desta quarta-feira (01/12), 43 novos advogados e advogadas  prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) durante solenidade híbrida, com transmissão pelo canal oficial da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) no YouTube. A cerimônia foi comandada pela presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de comissões e de subseções.

Orador

Escolhido para representar seus colegas como orador, Roberto Hermidas de Aragão Neto destacou a relevância que os advogados possuem no meio jurídico. “Sem o advogado imperaria o Estado absolutista, sem ele viveríamos sem o devido processo legal. Os tribunais podem emitir decisões, o Ministério Público pode ser o fiscal da lei, mas é a advocacia, seja ela privada ou pública, que concede o impulso oficial necessário para fazer mover o Direito.”

Roberto finalizou seu discurso trazendo uma das mais importantes funções dos advogados, intermediar as situações em busca de uma harmonia entre as partes. “O advogado vem se tornando cada vez mais a voz da construção do consenso, pelos meios alternativos de resolução de conflitos, mediação, arbitragem e conciliação.”

Orador Roberto Hermidas de Aragão Neto

Paraninfo

O presidente da Comissão de Direito Condominial, Almiro Cardosos Farias Júnior, foi o paraninfo da cerimônia. Almiro disse em seu discurso como as dificuldades dentro da profissão devem servir de estímulo e ressaltou o que os advogados e advogadas devem fazer para superá-las. “As dificuldades devem ser o combustível para que a gente as supere. É acordar todo dia e pensar como que eu vou hoje captar meu cliente de maneira correta e ética, é se dedicar a cada demanda como se fosse a sua primeira, única e maior.”

Paraninfo Almiro Cardosos Farias Júnior

Encerramento

A secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Sabóia, falou em nome das mulheres da Casa e convocou as novas advogadas a participarem da OAB/DF. “A Ordem estará sempre à disposição de todos vocês, e esperamos que todas as mulheres venham participar, não apenas na questão da gestão e da liderança. Saibam que aqui as mulheres têm, de fato, voz. Aqui existe o convívio de advogados e advogadas de forma plena e efetiva.”

Secretária-geral adjunta da OAB/DF Andréa Sabóia

A presidente em exercício da OAB/DF, Cristiane Damasceno, finalizou a cerimônia trazendo a importância de entender e respeitar o próprio processo para que os novos profissionais possam no futuro comemorar suas conquistas. “O lema que você vai escrever no seu coração aqui nesta tarde é prosseguir sempre, desistir jamais! Isso é apenas o começo de uma vida de vitórias, vocês ainda vão se encontrar comigo em tribunais e vão me falar que grandes coisas aconteceram nas suas vidas.”

A presidente em exercício da OAB/DF Cristiane Damasceno

Confira a cerimônia na íntegra aqui.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas) 

Comunicação OAB/DF