OAB/DF revitaliza sala de apoio à advocacia na Penitenciária Feminina

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) entregou nesta segunda-feira (16) a revitalização da sala de apoio à advocacia na Penitenciária Feminina do DF. Estiveram presentes no evento o presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Jr.; a copresidente, Cristiane Damasceno; o secretário-geral, Márcio de Souza Oliveira; o diretor de prerrogativas, Rafael Teixeira Martins; a diretora-tesoureira da Subseção do Gama e Santa Maria, Fabrina Isabela Silva; a diretora da Penitenciária Feminina do DF (PFDF), Narjara Oliveira, dentre outros representantes da OAB/DF e da PFDF.

O presidente Délio iniciou a inauguração da sala revitalizada falando o quanto é valoroso para a advocacia mais uma entrega que vai ajudar os advogados e as advogadas do DF. “Inaugurar uma revitalização que fizemos aqui na sala de apoio da Penitenciária Feminina é um compromisso nosso com a advocacia, especialmente a advocacia do sistema carcerário. Desde o início da gestão, temos nos preocupado muito com isso. Então, são várias melhorias que temos feito no sistema carcerário desde 2019, antes da pandemia”, declarou. 

Délio finalizou seu discurso externando sua satisfação de poder trabalhar em parceria com o sistema carcerário “É uma alegria ter essa parceria. Fica o nosso agradecimento e nos colocamos à disposição para continuar cuidando do sistema carcerário, pois assim ganham todos. Que possamos caminhar sempre de mãos dadas “, finalizou o presidente.

Para Cristiane Damasceno essa revitalização demonstra a preocupação da OAB/DF com a advocacia do Distrito Federal. “A gestão está muito preocupada em aparelhar, de todas as formas necessárias, os lugares por onde os advogados e advogadas frequentam, como uma forma de dar dignidade, de dar uma possibilidade de trabalho melhor para a advocacia com mais conforto.  Especialmente no sistema penitenciário, que lidamos com pessoas que estão em uma situação de privação de liberdade muito delicada, é mais importante ainda a gente dar essa acessibilidade com qualidade para a advocacia”, afirmou a Cristiane. 

O diretor de prerrogativas, Rafael Martins, também falou sobre a importância de mais essa entrega para o cumprimento das prerrogativas da advocacia do Distrito Federal. “É muito importante dar essa atenção para quem trabalha com o sistema carcerário. Vemos a placa de inauguração desta sala, de 2008, e agora treze anos depois fizemos um trabalho de melhoria e revitalização do espaço. A advocacia que trabalha nos presídios precisa desse apoio externo, precisa de um apoio de infraestrutura para ter conforto. Isso é valorizar a atuação profissional do advogado, isso é respeitar as prerrogativas profissionais da advocacia.”

Rafael aproveitou em seu discurso para agradecer à diretora da PFDF, Narjara Oliveira, pela colaboração com a OAB/DF. “Gostaria de deixar meu agradecimento para a dra. Narjara que tem sido uma grande parceira para a OAB/DF. Então como o presidente Délio colocou, nós vamos evoluindo e estreitando essa parceria que só tem como beneficiar a todos. Temos que ter uma advocacia valorizada, uma advocacia que defende suas prerrogativas”, completou.

Complementando a mensagem passada pelo diretor de prerrogativas, a  diretora-tesoureira da Subseção do Gama e Santa Maria, Fabrina Isabela, colocou a Subseção à disposição do sistema penitenciário. “É uma imensa satisfação poder estreitar esses laços, é o que viemos buscando junto ao sistema penitenciário, junto aos fóruns.” 

E finalizando a entrega da sala revitalizada, Narjara Oliveira relatou que a relação da PFDF com a OAB/DF nunca esteve tão boa quanto está agora.“Gostaria de agradecer o presidente Délio, acho que é a primeira vez, em doze anos de Casa, que vemos laços tão estreitos. A OAB/DF cuidar dos advogados é muito bom para gente, porque ele chega lá dentro da penitenciária bem mais tranquilo. Nós só temos que agradecer a vocês, e podem contar com o sistema penitenciário, principalmente com a PFDF”, encerrou.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Valter Zika

Comunicação OAB/DF