OAB nacional promove solenidade alusiva ao dia da mulher e ao ano da mulher advogada

Brasília, 25/3/2016 – Na próxima segunda-feira (28), a OAB Nacional promoverá uma solenidade especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao ano da Mulher Advogada, título conferido a 2016 pela inclusão e fortalecimento do papel feminino na advocacia.

As atividades acontecerão na sede do Conselho Federal da Ordem, em Brasília, e terão início às 10h, quando o presidente Claudio Lamachia lançará a Campanha Oficial Justiça pela Paz em Casa. “A OAB, enquanto entidade que representa os direitos do cidadãos, não pode tolerar a prática repulsiva da violência doméstica que vitima milhares de mulheres todos os dias”, aponta. Estarão presentes a vice-presidente Daniela Teixeira, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Cristina Tubino, a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica, Lucia Bessa, além de diversas advogas militantes na área.

A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, proferirá a palestra “Igualdade de Gênero: Mulher Advogada e Cidadania”. Às 11h, toma posse a Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, presidida pela conselheira federal Eduarda Mourão (PI). É dela também a palestra seguinte, das 11h30, que abordará os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Eduarda destaca que o evento será muito significativo para a advocacia feminina brasileira.

“Assim, a nova diretoria, de imediato, inicia seus trabalhos reunindo as presidentes e representantes de todas as seccionais do país, visando estabelecer a implementação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, dentre outros temas. É imprescindível aumentarmos a participação da advogada nos diversos órgãos do Sistema OAB, além de  criarmos mecanismos mais eficazes na defesa das prerrogativas da mulher advogada”, afirma Eduarda.

Cristina Tubino afirma que é o momento de unirmos forças. “É a largada para o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Uma união de forças de todas as Comissões das Mulheres Advogadas do Brasil para juntas lutarmos por igualdade. Igualdade de tratamento, de salários, de prerrogativas”.

Lucia Bessa aponta que a discussão e a luta pela igualdade de gênero, a valorização da educação jurídica e da defesa das prerrogativas das mulheres advogadas, além da elaboração de propostas que protejam a mulher em seu exercício profissional, devem nortear, certamente, a gestão da nova diretoria da Comissão Nacional da Mulher Advogada. “Tenho certeza que essa nova gestão também desenvolverá o diálogo com outras instituições, objetivando humanizar as estruturas judiciárias voltadas para nós advogadas. A OAB prega sempre a igualdade, a liberdade, a cidadania e a ordem democrática. Isso não há de ser um mero discurso, mas, sim, uma realidade para todas nós. É o que pugnamos e esperamos”.

Às 12h, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, ministrará apresentação sobre os desafios encontrados pelas advogadas no exercício da profissão. Fechando a programação, às 12h30, será inaugurado o espaço dedicado à Mulher Advogada no Museu Histórico da OAB, no Centro Cultural Evandro Lins e Silva.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] e pelos telefones (61) 2193-9794 e 2193-9604.

Com informações do CFOAB