OAB/DF APOIA OAB/MA CONTRA O CRIME ORGANIZADO NOS PRESÍDIOS

Brasília, 22/02/2011 – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do DF, Francisco Caputo, expressa seu total apoio e solidariedade ao presidente da OAB/MA, Mário Macieira, e ao presidente da Comissão de Direitos Humanos da Entidade, Luiz Antônio Pedrosa. A Ordem dos Advogados, Seção Maranhão, tem sofrido ameaças por causa de sua atuação em defesa dos direitos dos presos nas constantes rebeliões nos presídios do Estado.

Segundo a OAB/MA, de 2007 até hoje, 94 pessoas foram mortas nas prisões maranhenses. De novembro de 2010 para cá, o número de rebeliões cresceu. Neste período morreram 24 presos, sete dos quais decapitados. O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, afirmou que há a participação do crime organizado e até de policiais nas rebeliões dos presídios. Segundo Macieira, o principal meio de comunicação utilizado nas carceragens é o celular.

“É inadmissível num estado democrático de direito tamanho desrespeito aos Direitos Humanos. Não devemos permitir que o controle do sistema carcerário do Maranhão fique a cargo do crime organizado e de policiais corruptos que espalham o terror”, indignou-se o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo. “A Seccional do Maranhão tem o nosso irrestrito apoio na luta pela aplicação da lei e pela defesa dos Direitos daqueles que cumprem pena no sistema carcerário”, destacou.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF