OAB/DF avalia prestação de saúde à pessoa com deficiência

Durante o ciclo de palestras sobre A Garantia de Prestação do Serviço de Saúde à Pessoa com Deficiência, promovido pela OAB/DF nesta segunda-feira (19), especialistas convidados comentaram sobre a dificuldade das pessoas com deficiência na sociedade e abordaram a importância de uma agenda social dedicada a elas. O seminário foi realizado no auditório do Conselho Pleno e presidido pelo conselheiro Osmar Alves de Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na opinião de Melo, a parceria entre a Seccional e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (Coddede) é de extrema importância “Até porque a Ordem não se interessa só pelos advogados, mas sim por qualquer assunto de interesse da sociedade”, afirmou o conselheiro.

O coordenador da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal (Corde-DF), Fernando Cotta,disse que agenda social do governo local precisa estar totalmente voltada aos Direitos Humanos. “Os eventos promovidos devem ser prestigiados e construídos pela sociedade, pois é assim que se constrói políticas públicas”, disse.

Participaram como palestrantes Erika Pisanechi, representante do Ministério da Justiça; Celi Maria Franarin, chefe do núcleo de medicina física e reabilitação do Hospital de Base; Sandra Duarte Nobre Mauch, gerente do projeto de atenção à saúde da pessoa em vulnerabilidade; e Cátia Gisele Martins Vergara, promotora de Justiça. A presidente e o vice-presidente do Coddede, Luiz Maurício Alves dos Santos e Maria de Fátima Amaral, estiveram presente no seminário e fizeram parte da mesa.