OAB/DF entrega carteira a 185 novos advogados

Em duas solenidades feitas na quarta-feira (13/11) na OAB/DF, 185 novos advogados receberam a carteira profissional. “A responsabilidade da Ordem vai além da das demais categorias, sem demérito em relação aos outros profissionais. A OAB, além de cuidar das questões internas, tem que zelar pelos temas que afetam a sociedade. Vocês assumem hoje um papel de relevância na sociedade e estaremos aqui diariamente para auxiliá-los nas dificuldades do exercício profissional”, afirmou o presidente da entidade, Ibaneis Rocha.

A oradora da primeira turma, Denise Nunes Martins Frejat, ressaltou o papel dos profissionais de Direito. “A proteção, a preservação e a perpetuação dos direitos dos cidadãos, tanto individuais quanto sociais, são os principais objetivos dos advogados. Sua vigilância na regularidade do processo assegura a observância a todos os cidadãos, aos direitos constitucionais e legais. Os advogados possuem um papel público permanente ao manter os olhos no interesse social, na Justiça e na equidade”.

entrega-de-carteiras-13-11-2013-022O conselheiro federal da OAB pelo Distrito Federal, Nilton Correia, foi o paraninfo da primeira turma e disse que não basta buscar apenas a Justiça, é necessário buscar também a Justiça social. “Está no nosso Código de Ética que o advogado deve ter consciência de que o Direito é um meio de mitigar desigualdades. Essa é uma das maiores atribuições que nós temos. Essa carteira que vocês receberam é a nossa grande arma porque é ela que nos ajuda a lutar contra as arbitrariedades, que defende todas as liberdades e a diversidade”.

Na segunda solenidade, o vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, comemorou o início da vida profissional dos novos advogados. “Sejam muito bem-vindos ao novo endereço, pois, a partir de agora, a OAB/DF deve ser a segunda casa de todos vocês”.

Thais Nogueira Lopes, oradora da segunda turma, falou sobre os desafios da carreira. “A partir de hoje temos o dever de lutar por todas as conquistas históricas advindas do exercício da cidadania de todos os brasileiros. Quando decidimos pelo Direito, somos incumbidos a fazer um trabalho incessante e por uma nação inteira, logo é essencial que lutemos constantemente pela Democracia”.

entrega-de-carteiras-tarde-13-11-2013-167Em um discurso sucinto, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Geraldo Grossi, foi o paraninfo da segunda turma e afirmou que o advogado não deve temer a dúvida. “Nós, advogados, teremos que conviver com a dúvida pela vida afora. Tenhamos, contudo, uma certeza para nos conduzirmos profissionalmente: os tolos não têm dúvidas. Cada um de nós, quando escolheu a advocacia, sabíamos que não lidaríamos com uma ciência exata. Antes, que lidaríamos com uma ciência na qual se busca um consenso que é sempre provisório, dado que o debate deve ser permanente”.

Os advogados iniciantes receberam, além da carteira profissional, o boton de identificação, o Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e Disciplina, a Tabela de Honorários, o Cartão do Disque-Prerrogativas da OAB/DF e a Carteira de Benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF).

Reportagem – Priscila Gonçalves
Fotos – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF