OAB/DF recebe 152 novos advogados

Brasília, 28/03/2012 – A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) entregou a novos profissionais 152 carteiras na manhã de 28/03. Foram realizadas duas solenidades de compromisso, no auditório da Casa, para receber os advogados aprovados no Exame de Ordem. Além da diretoria da OAB/DF, conselheiros, advogados, familiares e amigos participaram da cerimônia. Os trabalhos foram abertos pelo presidente Francisco Caputo.

“O compromisso que os senhores firmaram aqui hoje é muito grave e é o que nos diferencia de todas as outras profissões. Nós temos a obrigação de ser bons profissionais, exercer com dedicação e ética o nosso mister. Mas quis o legislador entregar para nós a responsabilidade de defender a Constituição, os direitos humanos, a justiça social, enfim, essa obrigação que só nossa profissão tem. E nós queremos crer que com o apoio e o engajamento de todos os senhores conseguiremos atingir esse nobilíssimo objetivo”, afirmou Caputo

O vice-presidente da Seccional, Emens Pereira, presidiu a segunda solenidade. “É um momento solene e, com certeza, o mais importante da Ordem. É um momento de oxigenação da advocacia e de trazer novas experiências”. Emens falou aos novos advogados sobre a importância da profissão. “Os senhores devem estar cientes da importância da profissão que escolheram, pois vão cuidar da liberdade do ser humano, vão proteger o patrimônio e zelar pela vida das pessoas”.

A oradora Mariane Barbosa de Oliveira falou do quão importante é a função do advogado. “Ser advogado não é simplesmente postular em juízo. É ser até mesmo psicólogo, se preciso for. É abraçar a causa do cliente como se fosse nossa, de forma ética, responsável e com muita determinação”.

O paraninfo Roberto Ferreira Rosas aconselhou sobre o caminho que virá. “Sejam sempre perfeitos no exercício de suas atividades, a partir de uma conduta ética e moral para a profissão e para a vida em geral. Há uma ligação muito grande entre o Direito e a ética e entre o Direito e a moral, que não podem ser dissociados”.

Além da carteira e do cartão de identificação profissional, os novos advogados receberam o bóton de identificação e a cartilha de apoio ao advogado iniciante. Ao final da solenidade, os advogados puderam inscrever-se no curso gratuito de Formação para o Exercício da Advocacia, da ESA/DF.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF