Presidente do TRE/DF diz que advogar já é função social

Brasília, 01/06/2011 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), João de Assis Mariosi, afirmou na VII Conferência dos Advogados do DF que só pelo fato de advogar, os profissionais do Direito já estão cumprindo sua função social.

“A função social do advogado neste milênio, bem destacada pela OAB/DF, já era verificada desde os tempos do começo do Brasil. Só pelo fato de estarem em juízo ou em seus escritórios atendendo as partes, os advogados já estão exercendo sua função social”, ressaltou.

Para o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Ricardo Machado, é extremamente relevante e pertinente para a classe jurídica discutir a função social do advogado. “O advogado, como a própria Constituição reza, faz parte da administração e é indispensável à administração da Justiça. É importante refletir sobre esse papel que, ao fim e ao cabo, acaba refletindo em melhores ações e demandas para o cidadão brasileiro”.

Ricardo afirma ainda que “há um campo muito vasto a ser explorado quando se afirma que o advogado tem cumprindo a sua função social, especialmente, no que diz respeito à advocacia pública.”

Reportagem – Priscila Gonçalves
Assessoria de Comunicação – OAB/DF