Profissionais renovam compromisso e recebem suas carteiras em uma cerimônia especial da OAB/DF

Nesta quinta-feira (18/08), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) organizou uma cerimônia especial para prestigiar os profissionais que não receberam as tão desejadas carteiras na casa da advocacia, em razão dos cuidados sanitários no período da pandemia.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., explicou de onde surgiu a ideia de fazer essa solenidade especial e agradeceu a todos os advogados e advogadas que participaram da cerimônia. “Várias pessoas nos procuraram para poder receber suas carteiras no auditório. Mesmo que a entrega fosse para apenas uma pessoa, já teria valido a pena porque receber aqui é realmente muito mais especial.”

Em sequência, a oradora da turma, Isabella Bittencourt Tannús, agradeceu a oportunidade que a Seccional deu para os advogados e advogadas, já inscritos, de poder passar pela emoção da entrega de carteira e renovação do compromisso. “É uma honra fazer parte dessa cerimônia, que no mês da advocacia realiza o improvável, retrocede o calendário e nos põe de volta em 2020, mas não para nos lembrar das angústias, preocupações e incertezas. Voltamos para um 2020 versão ideal, quase como se pudéssemos, ainda que por algumas horas, voltar o relógio e viver tudo de bom que esperávamos daquele ano.”

O paraninfo e diretor-geral adjunto da OAB/DF, Luiz Fernando do Amaral Freitas, relembrou seus 12 anos de carreira dentro da Seccional e deu algumas orientações para os colaboradores da OAB/DF manterem um trabalho de alto nível. “Saibam que tem um esforço e um suor para sustentar essa Casa, um suporte não só para a gente, mas para a sociedade. Ela é indispensável para a administração da justiça. O que eu peço para vocês é a mesma responsabilidade de sempre. Lembrem-se sempre da responsabilidade que vocês estão levando, cuidem dessa Casa com a vida de vocês, essa é a Casa que os abraçou.”

Pronunciamentos finais

A co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, iniciou os pronunciamentos finais falando como essa cerimônia ressignifica um momento de dificuldade em um momento de alegria. “Vocês fazem parte de uma página importante da OAB/DF, tenham consciência disso. Vocês pegaram a carteira em um momento crítico, mas hoje se transforma em uma nova história e uma nova etapa.”

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., encerrou a  cerimônia relembrando os momentos de dificuldade que a Seccional passou no começo da pandemia e finalizou falando como a diretoria se movimentou para auxiliar a advocacia e a sociedade nesse período. “Nós construímos sedes das subseções durante o período de pandemia, fizemos desagravos, entreguei uma carteira na casa de um senhor de 90 anos, dr. Penha, distribuímos mais de 20 mil doses de vacina antigripal em 2020 e mais 20 mil doses em 2021 por meio da CAADF, também doamos mais de 62 toneladas de alimentos para mais de dois mil advogados que precisavam de suporte durante a pandemia. Foi tanta coisa que a gente fez e que nos dá muito orgulho.”

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF