Sebrae e MDS assinam acordo para o Plano Brasil sem Miséria

Brasília, 14/09/2011 – O diretor presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, assinaram o acordo de cooperação entre os órgãos para o Plano Brasil sem Miséria na manhã desta quarta-feira (14/09). A solenidade também foi a abertura do seminário “Brasil sem Miséria – como o empreendedorismo e os pequenos negócios podem ajudar”, que acontece durante todo o dia.

“Nós vivemos uma fase única no Brasil. A nossa imagem é extremamente positiva no cenário internacional, e isso é fruto do que ocorreu no país nos últimos anos, diminuindo imensamente as desigualdades. Um dos nossos desafios é exatamente a inclusão produtiva, e o empreendedor individual tem tudo a ver com o nosso programa. Queremos aumentar a formalização e dar sustentabilidade aos 1,6 milhão que já formalizaram”, afirma Luiz Barretto.

A ministra Tereza Campello disse que o Sebrae tem apoiado e ajudado a construir o plano de erradicação da pobreza e que a assinatura do acordo apenas formaliza ações que já estão sendo desenvolvidas.

“Brasil sem Miséria é um plano em construção e depende muito que todas as caras dos empreendedores, em cada um dos locais do Brasil, possam ser representadas. Nós não temos uma receita única de como trabalhar o plano em cada uma das regiões, em cada um dos diferentes perfis. O importante é a gente reconhecer que o Brasil sem Miséria é um plano para erradicar e superar a extrema pobreza no Brasil de hoje”, explica a ministra.

Participaram também da solenidade a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, representando o governador do DF, a secretária extraordinária do Plano Brasil sem Miséria, Ana Fonseca, e o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Arlete Sampaio parabenizou o Sebrae e lembrou que o governo do DF foi um dos primeiros a aderir ao plano nacional. “Para alcançar a meta audaciosa de superar a extrema pobreza no Brasil é necessário contar com parceiros fundamentais como o Sebrae. Tendo em vista que o tripé do nosso plano é a garantia de renda, o acesso aos serviços públicos e a inclusão todo dia, o Sebrae tem uma expertise extraordinária no empreendedorismo e pode dar uma contribuição imensa para que nós possamos gerar emprego e renda para milhões de brasileiros.”

Reportagem – Priscila Gonçalves
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF