Seccional entrega carteiras a 186 novos advogados

Brasília, 27/11/2013 – A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou duas solenidades, nesta quarta-feira (27) ,de entrega de carteiras, nas quais foram recebidos 186 novos advogados. “Me honra muito a advocacia e os 20 anos de profissão. É uma carreira construída com trabalho, dedicação e honestidade. É isso que espero de vocês novos colegas. Vocês vão fazer uma bela carreira na advocacia. Conto com o trabalho de vocês dentro da Ordem”, disse o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, durante a solenidade.

A oradora oficial da primeira turma, Fernanda Dorneles de Oliveira, disse que este dia é um dos momentos mais esperados pelos bacharéis em Direito. “Agora iniciamos um novo ciclo em nossas vidas. Iremos iniciar uma das carreiras profissionais mais bonitas e apaixonantes. Como advogados, os senhores devem ser humanos, solidários, éticos e incansáveis defensores da Justiça. Busquem a justiça social, tendo a consciência de que o Direito é um meio de mitigar desigualdades, como afirma nosso Código de Ética. Certamente, será na Ordem que encontramos amparo nas horas difíceis”.

unnamed (8)Muito emocionado, o paraninfo da turma e presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF), Jorge Amaury, contou aos novos colegas que este ano se despede da carreira de magistério. “O compromisso do advogado há de ser sempre com a verdade. Não mintam no processo, a verdade, por pior que seja, permite uma defesa. A mentira será alcançada e punida. Esse compromisso ético no exercício da advocacia é o que vai nos tornar diferentes. Não esqueçam: o advogado não deve se amesquinhar no aviltamento dos seus honorários pessoais”.

Na segunda solenidade, Ibaneis Rocha mencionou o lançamento da campanha de coletas de assinaturas, criado pelo conselho Federal da OAB, para que seja efetuada a apresentação do projeto de lei da Reforma Política. “O objetivo é afastar a participação das empresas dos pleitos eleitorais. Nós sabemos que nenhuma empresa doa dinheiro a candidatos sem ter um interesse privado e isso tem gerado problemas na nossa política”, disse. O presidente da OAB/DF também saudou a senadora Marina Silva (PSB) que estava presente na cerimônia para entregar a carteira a sua filha. “Nós temos a honra de ter a senhora aqui na mesa, senadora, que lutou constantemente por um Brasil melhor”.

unnamed (14)A oradora da segunda turma, Rafaela Nascentes Anselmo, comentou as nuances da profissão. “Somos, em razão de tal posição, invioláveis nos limites da lei, por nossas ações e manifestações quando exercitamos nossa profissão”. Rafaela também disse que a ética na profissão é mais que um conjunto de valores e princípios. “Não nos esqueçamos jamais que os limites ao exercício de nossa profissão estão definidos pelo Código de Ética e Disciplina da OAB. Ao sermos éticos devemos indicar conduta, comportamento e forma de agir. Ser ético é agir direito”, clamou.

O paraninfo da segunda turma, o ex-presidente da OAB/DF e conselheiro do CNMP, Esdras Dantas, congratulou os novos advogados que receberam a carteira. “Todos são vitoriosos por terem batalhado durante cinco anos. Sei que ninguém chega a lugar nenhum só – pois tiveram todo o apoio da família de vocês, pais e filhos que são mais importantes”. afirmou. 

Reportagem – Tatielly Diniz e Hícaro Teixeira
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF